Benefícios SociaisDireitos do TrabalhadorGeral

Guia prático para obter a carteira do IDOSO pela internet SAIU e brasileiros comemoram

Guia prático para obter a carteira do IDOSO pela internet SAIU e brasileiros comemoram
Guia prático para obter a carteira do IDOSO pela internet SAIU e brasileiros comemoram – Imagem: Fábio Nunes Teixeira.

Se você faz parte da população com mais de 60 anos (idosos) e possui uma renda de até R$ 2.824, saiba que existem uma série de direitos e benefícios que podem melhorar significativamente a sua vida.

Muitos idosos desconhecem essas oportunidades, mas a carteirinha do idoso pode ser uma solução para acessar serviços gratuitos ou com desconto.

A saber, a carteirinha do idoso é um documento lançado pelo Governo com o objetivo de favorecer o acesso dos idosos a serviços gratuitos ou com desconto.

Ela funciona como uma prova de que o titular é beneficiário de algum tipo de pensão ou aposentadoria, como a do INSS. A carteirinha é concedida a qualquer pessoa com mais de 60 anos e renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.824).

Como obter a Carteirinha do Idoso?

A obtenção da carteirinha do idoso pode ser feita de forma online ou presencial. Ambas as opções são simples e acessíveis.

Obtenção online:

  1. Acesse o site gov.br;
  2. Clique em “iniciar”;
  3. Selecione a opção “emitir carteira” e clique em “Entrar com Gov”;
  4. Insira o número do seu CPF e senha para registrar um login;
  5. Preencha todas as informações solicitadas, como número do RG;
  6. Ao concluir, o documento estará pronto para download.

Obtenção presencial:

Caso prefira o atendimento presencial, você pode se dirigir a uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). É necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e número do NIS.

Caso não tenha um NIS, será necessário realizar o cadastro. Mesmo que a carteirinha possa demorar até 45 dias para ser emitida, um documento provisório será fornecido para que os idosos possam começar a aproveitar os benefícios imediatamente.

Benefícios da Carteirinha do Idoso

A posse da carteirinha do idoso garante diversos benefícios para quem a possui. Entre eles, destacam-se:

1. Isenção de passagens

Com a carteirinha do idoso, é possível obter isenção de pagamento em passagens de ônibus, trens e barcas em todo o território nacional. Essa isenção é válida para viagens interestaduais, intermunicipais e até mesmo para viagens urbanas.

2. Descontos em serviços variados

Além da isenção de passagens, a carteirinha do idoso também garante descontos em diversos serviços, como em cinemas, teatros, shows, eventos esportivos, hotéis, pousadas e restaurantes. Esses descontos podem chegar a até 50% do valor original.

3. Atendimento preferencial

Outro benefício proporcionado pela carteirinha do idoso é o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e instituições financeiras. Essa prioridade no atendimento facilita a vida dos idosos e proporciona mais comodidade em suas atividades diárias.

4. Prioridade em vagas de estacionamento

Em diversos estabelecimentos, como shoppings, supermercados e centros comerciais, são reservadas vagas de estacionamento exclusivas para idosos.

Essas vagas são identificadas com o símbolo internacional de acessibilidade, facilitando o acesso e proporcionando mais conforto aos idosos.

5. Acesso a programas sociais

A carteirinha do idoso também é um documento que possibilita o acesso a programas sociais do governo voltados para a população idosa, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Bolsa Família.

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *