Manter um bom score de crédito é fundamental para obter melhores condições de financiamento, conseguir empréstimos com juros mais baixos e até mesmo para arranjar emprego ou alugar uma casa.
De acordo com a Serasa Experian, uma pontuação boa está acima de 501 pontos, sendo a ideal superior a 701 pontos.
A empresa de crédito para pessoas e negócios focada no futuro financeiro, além de pagar as contas em dia, existem outras práticas que podem ajudar a melhorar a avaliação.
5 formas de aumentar o score e conseguir boas oportunidades
1. Use o Crédito com Responsabilidade
Não usar todo o limite de crédito é uma maneira eficaz de mostrar equilíbrio financeiro. “É aconselhável usar menos de 30% do limite disponível nos cartões.
Isso mostra aos credores que o consumidor sabe lidar com suas finanças de forma responsável”, explica o Diretor.
2. Mantenha Contas Antigas Ativas
Contas antigas com bom histórico de pagamento são importantes para a análise do histórico. “Na era dos dados, manter essas contas é uma forma de provar a capacidade de gerenciar crédito ao longo do tempo“, afirma Cristiano Rocha, CRO da Geru.
3. Diversifique as Fontes de Crédito
Ao contrário do que se pensa, ter diferentes tipos de crédito, como cartões, empréstimos pessoais e financiamentos, pode ser bom, desde que bem administrados. “Seguir a regra dos 30% no orçamento total comprometido com produtos financeiros mostra que a pessoa sabe administrar o que ganha“, garante o executivo.
4. Negocie Dívidas
Se tiver dificuldades para pagar alguma dívida, fale com o credor para negociar uma solução. “Renegociar dívidas antigas pode evitar que a inadimplência já registrada prejudique ainda mais o histórico”, explica o executivo.
5. Seja Adicionado como Usuário Autorizado
Pedir a um amigo ou familiar confiável, com bom histórico de crédito, para adicioná-lo como usuário autorizado em um de seus cartões é uma forma de validar o perfil de bom pagador. “O histórico positivo desse cartão aparecerá em seu relatório, contribuindo para uma melhor pontuação“, conclui Rocha.
A Função da Serasa
A Serasa, por sua vez, é uma empresa de serviços de informações creditícias e de prevenção a fraudes. Ela atua de forma complementar ao SPC, fornecendo uma análise mais abrangente do perfil financeiro dos consumidores.
Assim como no SPC, o registro de uma dívida não paga na Serasa pode prejudicar a capacidade de obter crédito no futuro. No entanto, a Serasa também mantém informações sobre a solvência e o histórico de pagamentos dos consumidores, o que pode ajudar a melhorar sua pontuação de crédito.
As empresas utilizam os dados da Serasa para avaliar o risco de inadimplência e tomar decisões mais assertivas sobre a concessão de crédito. Essa análise leva em consideração não apenas o histórico de pagamentos, mas também outros fatores, como o perfil de consumo e a capacidade de endividamento do indivíduo.