Benefícios SociaisGeral

Funcionário do Governo REVELA HOJE (25/03) todos os passos para conseguir CNH 100% GRATUITA em 2024 diretamente no CPF

CNH GRATUITA
CNH GRATUITA – Imagem: Shutterstock.

Você sabia que é possível obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita? Por meio do programa CNH Social, pessoas de baixa renda têm a oportunidade de ter acesso à habilitação sem nenhum custo.

Essa iniciativa visa promover a inclusão social e proporcionar oportunidades no mercado de trabalho. Entenda mais sobre o programa, o que é necessário para solicitar uma habilitação gratuita e quem pode participar. Acompanhe a leitura!

Como conseguir a CNH 100% gratuita

A CNH Social, também conhecida como CNH gratuita, é um projeto governamental desenvolvido em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), destinado a pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com todos os custos do processo de obtenção da primeira habilitação.

Seu objetivo é oferecer gratuitamente o processo de qualificação de novos condutores, incluindo exames e provas do Detran, tornando o documento acessível e promovendo oportunidades para quem deseja e precisa dirigir diferentes tipos de veículos.

Além da primeira habilitação gratuita nas categorias A ou B, o programa também possibilita a mesma condição para a adição das categorias A ou B e a mudança da categoria B para D, que habilita o motorista a dirigir não apenas carros de passeio, mas também veículos de passeio transporte de passageiros.

Quem pode participar da CNH Social?

Os critérios para solicitação de CNH Social podem variar de acordo com a regulamentação de cada estado, pois cada município que oferece o serviço deve criar suas próprias regras de acesso ao benefício.

Além disso, o programa ainda não está disponível em todo o país, portanto, é importante verificar junto ao Detran se ele está disponível no município de interesse. Para obter informações por localidade, acesse o site do Detran da sua região e busque pela aba “CNH Social”.

Apesar das variações entre os estados, alguns requisitos são comuns para solicitar o documento pelo programa:

  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Ter sido estudante da rede pública;
  • Ser alfabetizado;
  • Ter renda familiar de até dois intervalos mínimos;
  • Estar desempregado ou não ter renda formal;
  • Possuir comprovante de endereço no estado ou município que está oferecendo o programa.

Alguns estados também podem solicitar a confirmação de cadastro em outros programas sociais, como o Bolsa Família e o CadÚnico, por exemplo.

No mais, é importante observar que, na adição das categorias A ou B e na mudança da categoria B para D, o candidato precisa ter entre 21 e 50 anos, comprovar renda individual de até três mudanças mínimas e ter conhecimentos básicos de leitura e escrita.

Também é necessário possuir CNH na categoria B por pelo menos 12 meses, C ou D, sem ter infrações médias, graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses.

Como solicitar uma CNH Social?

O processo de solicitação de CNH Social pode variar de um estado para outro. No entanto, o cadastro geralmente segue um procedimento padrão:

  1. Acesse o site do Detran do seu estado e município, verificando se a localidade oferece o programa;
  2. Adquira por uma das opções: CNH Social, CNH Popular ou CNH Gratuita;
  3. Verifique se o período de inscrições está aberto e preencha o formulário de inscrição com seus dados pessoais, como RG, CPF, data de nascimento, endereço, NIS (Número de Identificação Social), renda familiar, telefone para contato e número da CNH (para quem deseja mudar de categoria de habilitação).

Após uma pré-inscrição, cada órgão realizará uma análise e poderá solicitar outras informações ou documentos para comprovação. Em seguida, é feita uma seleção dos candidatos, que assina um edital com todas as informações necessárias no momento da inscrição.

Com a aprovação da inscrição, é necessário acompanhar os próximos passos para iniciar as aulas teóricas e práticas, bem como os exames médicos e, se necessário, toxicológicos. Portanto, fique atento aos canais de contato disponibilizados para não perder nenhuma etapa!

Benefícios da CNH Social

A CNH Social oferece diversas vantagens para os beneficiários, que além da gratuidade na obtenção da habilitação. Alguns dos principais benefícios são:

  • Inclusão social: O programa proporciona a inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, uma vez que a posse da CNH pode abrir portas para diversas oportunidades profissionais;
  • Mobilidade: Ter a habilitação permite que os beneficiários possam se deslocar com mais facilidade, seja para estudar, trabalhar ou realizar outras atividades cotidianas;
  • Flexibilidade: A CNH oferece flexibilidade de poder dirigir diferentes tipos de veículos, seja para o lazer, transporte de pessoas ou para fins profissionais;
  • Oportunidades de renda: A posse da CNH pode abrir novas possibilidades de trabalho, como motorista de aplicativo, transporte de cargas, entre outros.

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *