Benefícios SociaisBolsa FamíliaGeral

Bolsa Família ABRIL para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 terá Visita Do CRAS Em Domicílio + AVISO DE CORTE assustando brasileiros

Bolsa Família ABRIL para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 terá Visita Do CRAS Em Domicílio + AVISO DE CORTE assustando brasileiros
Bolsa Família ABRIL para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 terá Visita Do CRAS Em Domicílio + AVISO DE CORTE assustando brasileiros – Imagem: Reprodução.

O Bolsa Família é um programa social do Governo Federal que tem como objetivo garantir o direito à alimentação e o acesso à educação e saúde para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No entanto, para garantir que o benefício esteja sendo utilizado de forma correta, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) está realizando visitas domiciliares em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Essas visitas têm como objetivo verificar se as informações fornecidas pelas famílias no Cadastro Único estão corretas e evitar possíveis fraudes.

Por que receber a visita dos agentes do CRAS?

A visita dos agentes do CRAS tem como principal objetivo verificar se as informações fornecidas pelas famílias no Cadastro Único estão corretas. Essas informações incluem dados como composição familiar, renda, escolaridade, entre outros.

A verificação dessas informações é essencial para garantir que o benefício esteja sendo destinado às famílias que realmente necessitam.

Além disso, as visitas também têm o objetivo de facilitar a averiguação cadastral de famílias que moram longe dos centros de atendimento do CRAS.

Muitas vezes, essas famílias têm dificuldade de se deslocar até o CRAS para atualizar as informações cadastrais, e a visita domiciliar é uma forma de garantir que elas tenham acesso ao benefício sem precisar se deslocar.

Visita do CRAS em domicílio

O MDS confirmou que serão realizadas visitas aos segurados do Bolsa Família, principalmente às famílias do Público 3, que são aquelas que recebem o benefício com um valor mais alto.

Todavia, as visitas dos agentes do CRAS não se restringem apenas a esse público. As famílias do Público 4 também podem receber a visita dos agentes, porém, para eles, a visita não é obrigatória.

As famílias contempladas pelas visitas dos agentes do CRAS receberam uma mensagem informando que seu benefício foi bloqueado para averiguação e que é necessário esclarecer informações do cadastro.

A mensagem orienta as famílias a procurarem o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 12 de abril de 2024, evitando assim o cancelamento do Bolsa Família. Para obter mais informações, as famílias podem ligar para o número 121.

Condicionalidades do Bolsa Família

As famílias que recebem o Bolsa Família devem cumprir alguns compromissos nas áreas de saúde e educação. Entre eles estão:

  • Realização do acompanhamento pré-natal;
  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
  • Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
  • Manter o Cadastro Único atualizado, pelo menos a cada 24 meses.

O cumprimento dessas regras é fundamental para garantir a continuidade do benefício e evitar possíveis bloqueios.

Calendário do Bolsa Família de abril

O pagamento do Bolsa Família é realizado de forma escalonada, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

O calendário do Bolsa Família para o mês de abril já foi divulgado e segue o seguinte cronograma:

  • NIS 1: 17 de abril;
  • NIS 2: 18 de abril;
  • NIS 3: 19 de abril;
  • NIS 4: 22 de abril;
  • NIS 5: 23 de abril;
  • NIS 6: 24 de abril;
  • NIS 7: 25 de abril;
  • NIS 8: 26 de abril;
  • NIS 9: 29 de abril;
  • NIS 0: 30 de abril;

É importante ressaltar que a família tem até 90 dias para utilizar o dinheiro do benefício. Passado esse prazo, os valores que não forem utilizados devem retornar para os cofres públicos.

Ademais, se a família não utilizar o benefício de forma correta, ela pode ser retirada da folha de pagamento do Bolsa Família de forma definitiva.

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *