Trabalhadores com carteira assinada e FGTS registrado recebem ótima notícia nas passagens áreas através da empresa Gol
A Gol Linhas Aéreas revelou uma inovadora opção para quitar passagens aéreas. A partir de agora, seus clientes poderão efetuar o pagamento utilizando a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Em junho, sua rival, Azul, já havia adotado essa nova modalidade de pagamento.
De acordo com a empresa, até dez anos de saques poderão ser empregados na aquisição, desde que o montante disponível nas contas do FGTS seja de no mínimo R$ 300 e a compra seja efetuada com pelo menos 4 dias de antecedência da data da viagem.
Pagamento
Para utilizar o saque-aniversário como forma de pagamento de passagens, o cliente deve primeiramente aderir à modalidade saque-aniversário através do aplicativo do FGTS fornecido pela Caixa Econômica Federal. No mesmo app, o Cliente deverá autorizar o Banco Digio, intermediário financeiro da parceria, a acessar as informações de saldo do FGTS. A solicitação de pagamento será analisada e, posteriormente, autorizada pela Caixa após verificação.
“A parceria com o Banco Digio e a Finantech é um passo significativo para democratizar o acesso às viagens aéreas, possibilitando que mais pessoas planejem suas férias e momentos especiais utilizando um recurso que já possuem no seu cotidiano”, declara em comunicado o diretor de Meios de Pagamento da Gol, Diogo Lopes.
“Nossa meta é proporcionar às pessoas mais opções financeiras para seus momentos de lazer, utilizando recursos que já lhes pertencem, como a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, sem comprometer a renda mensal ou gerar dívidas futuras [para obter passagens na Gol”, afirma o diretor Financeiro do Digio, André Fonseca.
Você entende o que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada e está ligado a uma conta vinculada ao contrato de trabalho de cada funcionário. O FGTS foi criado em 1960 pelo Governo Federal para ajudar os trabalhadores a guardar dinheiro para o futuro.
Segundo as regras do fundo, as empresas devem depositar, todo mês, 8% do salário de cada funcionário. Isso significa que esse valor vai direto do pagamento mensal para essa conta do trabalhador, antes mesmo de ele receber seu salário.
O dinheiro total na conta do FGTS pertence ao trabalhador, que pode retirar o valor em situações específicas — como para comprar uma casa ou na aposentadoria — ou usar o dinheiro em casos de demissão sem justa causa e algumas doenças graves.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário foi criado pela Lei 13.932/2019 e é um jeito novo que permite aos trabalhadores terem acesso ao dinheiro do FGTS. Com essa nova regra, os trabalhadores agora podem escolher sacar uma parte do dinheiro da sua conta do Fundo uma vez por ano.
É muito importante dizer que o saque-aniversário é realmente uma escolha e que os trabalhadores não são obrigados a usar essa opção. Também é bom lembrar que escolher o saque-aniversário traz algumas mudanças que o trabalhador precisa conhecer.
O saque-aniversário do FGTS veio como uma forma de permitir que o trabalhador use esse dinheiro que é seu por direito. Além disso, também se tornou um jeito de movimentar a economia do país, já que ao escolher essa opção, o trabalhador pode usar esse dinheiro para comprar coisas, pagar por serviços e pagar suas dívidas.