EconomiaGeral

Brasileiros que utilizam PIX em supermercados recebem ótima notícia e agora ganham direito a saque

A partir de hoje, os clientes dos supermercados brasileiros têm uma nova opção para retirar dinheiro em espécie. A Prosegur Cash, líder em logística de valores no Brasil, lançou o ‘Cash Today Saque’, um cofre inteligente que permite aos consumidores sacar dinheiro via Pix.

A empresa oferece dois modelos do Cash Today Saque, adaptados às necessidades dos supermercados. O modelo maior pode realizar saques de até 240 cédulas, enquanto o totem menor comporta até 80 notas para retirada.

Brasileiros que utilizam PIX em supermercados recebem ótima notícia e agora ganham direito a saque
Brasileiros que utilizam PIX em supermercados recebem ótima notícia e agora ganham direito a saque – Imagem: Reprodução.

Em todas as versões, a Prosegur garante a segurança e gestão dos cofres desde o momento em que o varejista deposita o dinheiro na máquina. Na versão Cash Today Saque, os cofres têm proteção reforçada, seguro contra roubo ou furto e depósito do crédito na conta do cliente no mesmo dia, conforme o plano contratado.

“A novidade lançada este ano no Brasil está alinhada ao compromisso global da Prosegur Cash com o desenvolvimento de novos produtos na área de meios de pagamento, em resposta às transformações que o setor e o consumidor final têm vivido nos últimos anos”, explica Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash.

O uso do cofre inteligente da Prosegur Cash traz vantagens como:

  • O varejista pode depositar o dinheiro no cofre;
  • O cliente pode sacar o dinheiro imediatamente via Pix;
  • O estabelecimento pode receber o valor na conta no mesmo dia.

O Cash Today Saque funciona com todos os bancos. Para sacar, o cliente deve:

  • Escolher o valor desejado na tela do cofre;
  • Ler o QR Code Pix com o aplicativo do banco;
  • Concluir a transação.

A Prosegur vai mostrar essa máquina na Feira Superminas, um dos maiores eventos do setor supermercadista do país e o maior evento empresarial de Minas Gerais, organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) de 22 a 24 de outubro, no Expominas.

O que é PIX?

PIX é um sistema de pagamento eletrônico instantâneo, criado pelo Banco Central do Brasil.

Com ele, é possível enviar dinheiro para qualquer conta bancária em segundos, diferente de outras formas de transferência, como DOC e TED, que podem demorar horas para serem concluídas.

O melhor é que esse sistema de pagamentos não tem custo para pessoas físicas. Porém, empresas podem ser cobradas, conforme as regras do BC e dos bancos.

Como funciona uma Chave PIX?

A chave PIX é simplesmente a identificação de quem vai receber o dinheiro por esse método de pagamento.

Isso significa que você só recebe um Pix se tiver uma chave registrada em uma conta, e só envia se o destinatário também tiver uma chave Pix.

Com o PIX, não é preciso informar dados bancários para fazer transferências, apenas a chave que serve como essa identificação.

Se você é pessoa física, pode registrar até 5 chaves PIX. Já empresas podem ter até 20 chaves.

As opções de chave Pix disponíveis para registro são:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • Número de celular;
  • E-mail;
  • Sequência aleatória de números e letras.

É importante lembrar que cada chave só pode ser ligada a uma única conta. Então, para contas diferentes, é preciso usar chaves diferentes.

Agora, você deve estar pensando: Como gerenciar todas as minhas chaves Pix, se tenho várias contas? Hoje em dia, existem apps que ajudam a controlar suas chaves, como o mPix (disponível só para Android). Simples, não é?

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais
Botão Voltar ao topo