EconomiaNotícias

Saiu hoje (28/03) a taxa de juros do empréstimo consignado para trabalhadores CLT

A sugestão de crédito consignado para trabalhadores com contrato de trabalho é um tipo de empréstimo onde as prestações são deduzidas diretamente da remuneração do funcionário.

Este tipo de crédito geralmente apresenta taxas de juros inferiores em comparação a outras opções, uma vez que o risco de inadimplência é reduzido, pois o pagamento é assegurado pela folha de pagamento do empregador.

Vale ressaltar que a taxa de juros é o percentual cobrado sobre um valor emprestado ou investido, representando o custo do dinheiro ao longo do tempo. Ela pode ser vista tanto como um custo (para quem pega dinheiro emprestado) quanto como um ganho (para quem investe ou poupa dinheiro).

Qual será a taxa de juros do empréstimo consignado para trabalhadores CLT

Na última sexta-feira (21), os empregados do setor privado, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), terão a possibilidade de contratar empréstimos consignados, usando parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.

Nesta forma de pagamento, as prestações do empréstimo são deduzidas diretamente do salário, diminuindo a possibilidade de inadimplência e, consequentemente, as taxas de juros cobradas pelos bancos.

Conforme a nova legislação, trabalhadores com contrato de trabalho formal poderão usar até 10% do saldo do FGTS como garantia, além de receberem 100% da multa rescisória em situações de dispensa sem justa causa, o que corresponde a 40% do saldo do fundo.

Com essa nova opção de garantia, o governo prevê uma redução de aproximadamente 40% nas taxas de juros do consignado para funcionários públicos, tornando esse tipo de crédito mais acessível.

Conforme a matéria do Estadão, essa ação deve ser implementada devido ao perigo ligado ao empréstimo consignado privado, uma vez que o empregado pode ser demitido. Nesta circunstância, as instituições financeiras poderiam empregar até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para liquidar a dívida.

Com base nesses elementos, espera-se que os juros do empréstimo consignado para empregados CLT superem os 1,8% ao mês praticados no setor público, porém abaixo dos 2,89% ao mês do empréstimo consignado privado vigente. Além disso, a taxa deve ser significativamente menor que os 6,09% ao mês cobrados no empréstimo pessoal.

Principais características do crédito consignado para CLT:

  • Desconto direto na folha de pagamento: O valor das parcelas é debitado automaticamente antes de o trabalhador receber seu salário.

  • Taxas de juros reduzidas: Como há menor risco de inadimplência, os juros costumam ser mais baixos em comparação ao crédito pessoal comum.

  • Margem consignável: A legislação estabelece um limite para o valor da parcela, geralmente até 40% do salário líquido (30% para empréstimos e 10% para cartão consignado).

  • Prazo estendido para pagamento: Dependendo do contrato, o prazo pode variar de 12 a 96 meses.

  • Disponível para trabalhadores do setor privado: Apenas empresas que possuem convênio com instituições financeiras podem oferecer essa modalidade aos seus funcionários.

Saiu hoje (28/03) a taxa de juros do empréstimo consignado para trabalhadores CLT
Saiu hoje (28/03) a taxa de juros do empréstimo consignado para trabalhadores CLT

Requisitos para ter direito ao consignado CLT

  1. Ser empregado com carteira assinada – O trabalhador deve ter vínculo formal de trabalho conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

  2. Empresa conveniada – A empresa onde o funcionário trabalha precisa ter um convênio com um banco ou financeira que ofereça o crédito consignado.

  3. Tempo mínimo de empresa – Algumas instituições exigem que o trabalhador tenha um período mínimo de vínculo empregatício, geralmente de 3 a 6 meses.

  4. Margem consignável disponível – O valor da parcela do empréstimo não pode ultrapassar 40% do salário líquido, sendo 30% para empréstimos e 10% para cartão consignado.

  5. Não estar com o contrato de trabalho suspenso – Funcionários afastados ou em aviso prévio podem ter dificuldades para conseguir o crédito.

Thaymã Rocha

Thaymã Oliveira Rocha é graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Educação, situado na Rodovia Itabuna-Ilhéus. Aos 20 anos, já acumula mais de cinco anos de experiência como redator web, desenvolvendo conteúdos de alta qualidade sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas. Apaixonado pela escrita e pela produção de conteúdo digital, Thaymã encontrou na redação uma maneira de tornar informações complexas mais acessíveis e compreensíveis para o público. Seu trabalho se destaca pela clareza, objetividade e compromisso com a precisão das informações. Sempre atento às mudanças no cenário digital e educacional,… Mais »
Botão Voltar ao topo