PIS/PASEP 2025: Quem trabalhou em 2024 vai sacar até R$ 1.518 neste mês?
O PIS/PASEP é um benefício muito esperado pelos trabalhadores brasileiros todos os anos. A saber, o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios sociais voltados para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos, respectivamente.
Administrados pela Caixa Econômica Federal (PIS) e pelo Banco do Brasil (PASEP), esses programas têm como objetivo promover a distribuição de renda e oferecer apoio financeiro aos trabalhadores brasileiros.
No entanto, muitos estão se perguntando quem, de fato, terá direito ao pagamento neste ano. Portanto, confira abaixo o cronograma oficial das liberações, quem terá direito e o valor a ser depositado.
Quem terá direito ao PIS/Pasep 2025?
Neste ano de 2025, o pagamento do PIS/PASEP será destinado aos profissionais que trabalharam em 2023, conforme a regra do programa, que utiliza o ano-base como critério para determinar os benefícios.
Portanto, isso significa que quem trabalhou em 2024 não terá direito ao pagamento do abono em 2025.
Valor do PIS/PASEP 2025
Para 2025, o valor máximo do abono salarial será de R$1.518, que corresponde ao novo salário mínimo em vigor. Esse valor, no entanto, é proporcional ao período trabalhado no ano-base de 2023. Ou seja, se o trabalhador exerceu suas atividades por apenas seis meses em 2023, ele receberá metade desse valor, ou R$759.
O cálculo do benefício é feito com base na fórmula:
Valor do Abono = (Salário Mínimo × Meses Trabalhados) ÷ 12
Dessa forma, para receber o valor integral de R$1.518, o trabalhador precisa ter atuado durante todos os 12 meses de 2023.
Quem pode receber o PIS/PASEP 2025?
Para ter direito ao PIS/PASEP em 2025, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ter trabalhado com carteira assinada em 2023 (ano-base) por pelo menos 30 dias consecutivos ou não.
- Receber até dois salários mínimos mensais em média durante o ano-base.
- Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
- Ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Quem não tem direito ao PIS/PASEP 2025?
Algumas categorias de trabalhadores não têm direito ao abono salarial. São elas:
- Trabalhadores autônomos e informais.
- Empregados domésticos.
- Trabalhadores rurais empregados por pessoa física.
- Dirigentes sindicais que não possuem vínculo empregatício.
- Servidores públicos que não contribuem para o PASEP.
Como consultar o pagamento deste ano
Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao benefício por meio dos seguintes canais:
- Aplicativo Caixa Tem: Disponível para download em dispositivos Android e iOS, o app permite consultar o saldo, a data de pagamento e realizar transações.
- Aplicativo Caixa Trabalhador: Voltado exclusivamente para o PIS, este app é outra opção prática.
- Site da Caixa: Basta acessar o site oficial e informar o CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
- Central de Atendimento: Ligue para 111 (Caixa) ou 0800 729 0001 (Banco do Brasil, no caso do PASEP).
Como sacar o valor do benefício no Caixa Tem
O aplicativo Caixa Tem é uma das formas mais simples de sacar o PIS. Veja o passo a passo para realizar o saque:
- Acesse o app Caixa Tem: Entre com o seu login e senha. Caso ainda não tenha acesso, cadastre-se utilizando o CPF.
- Verifique o saldo: Na tela inicial, localize a opção “PIS” ou “Abono Salarial”.
- Solicite o saque: Escolha a opção de saque e informe como deseja receber (transferência bancária, PIX ou saque em agência).
- Finalize o processo: Caso opte por saque presencial, gere o código de retirada e dirija-se a uma lotérica ou agência da Caixa.
Calendário de pagamento PIS/PASEP 2025
Os pagamentos do PIS/PASEP seguem um calendário anual, definido de acordo com o mês de nascimento (para o PIS) ou o dígito final do número de inscrição (para o PASEP).
O calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2025 segue as datas abaixo:
Nascidos em | Recebem a partir de |
---|---|
Janeiro | 17 de fevereiro |
Fevereiro | 17 de março |
Março e Abril | 15 de abril |
Maio e Junho | 15 de maio |
Julho e Agosto | 16 de junho |
Setembro e Outubro | 15 de julho |
Novembro e Dezembro | 15 de agosto |
Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício e o valor a ser recebido por meio da Carteira de Trabalho Digital, disponível como aplicativo para dispositivos móveis, ou pelo portal Gov.br. Além disso, é possível obter informações pela Central de Atendimento Alô Trabalho, no telefone 158, ou diretamente nas Superintendências Regionais do Trabalho.
Para evitar problemas no recebimento do abono salarial, é fundamental que os trabalhadores confiram se os seus dados foram corretamente informados pelos empregadores no RAIS ou eSocial. Inconsistências podem gerar atrasos ou até mesmo a perda do benefício.