PIS hoje (02/10): 155 mil trabalhadores têm R$ 127 milhões em abonos saque até dezembro e brasileiros se animam
Um total de 155 mil trabalhadores tem cerca de R$ 127 milhões em abonos do PIS (Programa de Integração Social) disponíveis para saque na Caixa até 27 de dezembro, conforme informações do banco.
O último lote de pagamentos foi liberado em 15 de agosto, referente ao período trabalhado em 2022, chamado de ano-base 2022.
A saber, todos os anos, há dinheiro esquecido do abono salarial porque, entre outros motivos, algumas pessoas desconhecem seu direito ao benefício, que está na mira do governo para possíveis mudanças.
Saque do PIS esquecido: veja a data limite e mais informações
A verificação de saldo do abono pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou pelo portal do Cidadão.
O dinheiro não sacado até 27 de dezembro será devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Se o trabalhador não retirar o valor até dezembro, ainda poderá solicitar os recursos em até cinco anos, contados a partir da data de encerramento do calendário de pagamento anual, conforme resolução 838, de 2019.
De acordo com a Caixa, foram pagas 23,2 milhões de parcelas do abono salarial para trabalhadores nascidos de janeiro a dezembro, somando R$ 24,2 bilhões em todo o Brasil.
Recebem o abono na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. Quem trabalha no setor público tem inscrição pelo Pasep e recebe o benefício no Banco do Brasil.
Quem tem direito
- O trabalhador cadastrado no PIS/Pasep por no mínimo cinco anos e que tenha exercido atividade formal por ao menos 30 dias em 2022, ano-base do benefício, com salário médio mensal de até dois pisos salariais.
- É preciso também que as informações tenham sido corretamente enviadas pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
- Funcionários públicos são inscritos no Pasep e recebem o abono pelo Banco do Brasil.
Qual é o valor do abono salarial do PIS/PASEP?
O pagamento é calculado conforme os meses trabalhados no ano-base, podendo atingir um salário mínimo, de R$ 1.412 em 2024. Quem trabalhou um mês recebe 1/12 do piso. Se o beneficiário atuou o ano todo, ganha um salário mínimo completo.
- 1 mês trabalhado – R$ 118
- 2 meses trabalhados – R$ 235
- 3 meses trabalhados – R$ 353
- 4 meses trabalhados – R$ 471
- 5 meses trabalhados – R$ 588
- 6 meses trabalhados – R$ 706
- 7 meses trabalhados – R$ 824
- 8 meses trabalhados – R$ 941
- 9 meses trabalhados – R$ 1.059
- 10 meses trabalhados – R$ 1.177
- 11 meses trabalhados – R$ 1.294
- 12 meses trabalhados – R$ 1.412
Como é realizado o pagamento do PIS?
O PIS é pago pela Caixa aos trabalhadores do setor privado com carteira assinada. O valor é depositado automaticamente para os clientes do banco, de acordo com o mês de aniversário do funcionário.
Quem possui conta corrente ou poupança na Caixa recebe o dinheiro diretamente. Os demais beneficiários recebem na poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Se não foi possível abrir a conta digital, o saque pode ser feito com o Cartão Social e senha nos caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências da Caixa.
Como é feito o pagamento do PASEP?
O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago pelo Banco do Brasil aos servidores que trabalharam no ano-base de 2022.
Clientes do Banco do Brasil recebem na própria conta. Os outros devem ir a uma agência do banco para sacar o dinheiro.
O Banco do Brasil disse que libera os pagamentos com base nas informações enviadas pelo Ministério do Trabalho.
Como consultar o PIS/PASEP pelo CPF?
Existem várias maneiras convenientes de consultar seu número PIS/PASEP utilizando seu CPF. Aqui estão algumas das opções mais acessíveis:
1. Aplicativo Caixa Trabalhador
A Caixa Econômica Federal oferece o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para dispositivos Android e iOS, que permite consultar seu número PIS/PASEP e acessar outras informações relacionadas a benefícios trabalhistas. Siga estas etapas:
- Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador em seu dispositivo móvel.
- Abra o aplicativo e clique em “Entrar no aplicativo”.
- Informe seu CPF e clique em “Próximo”.
- Se você não tiver um cadastro, siga as etapas para criar uma conta, fornecendo todos os dados solicitados e criando uma senha de acesso.
- Verifique seu e-mail para ativar a conta e, em seguida, feche e reabra o aplicativo usando a senha criada.
- Confirme quaisquer informações adicionais solicitadas, como número de celular e CEP.
- Aceite os termos do Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão.
- Acesse o menu “Mais” e selecione a opção “ENDEREÇO E DADOS PESSOAIS”.
- Na tela seguinte, seu número PIS/PASEP será exibido junto com outros dados pessoais.
2. Portal Gov.br
O portal Gov.br é uma plataforma digital do Governo Federal que oferece acesso a diversos serviços públicos. Para consultar seu número PIS/PASEP pelo CPF, siga estas etapas:
- Acesse o site https://www.gov.br/pt-br e crie uma conta Gov.br, caso ainda não possua uma.
- Após fazer login, navegue até a seção “Trabalho” e selecione a opção “Consultar Número PIS/PASEP”.
- Informe seu CPF e siga as instruções fornecidas para visualizar seu número PIS/PASEP.
3. Carteira de Trabalho Digital
O Ministério do Trabalho e Previdência oferece o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para dispositivos Android e iOS. Este aplicativo permite acessar diversas informações trabalhistas, incluindo seu número PIS/PASEP. Siga estas etapas:
- Baixe e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu dispositivo móvel.
- Abra o aplicativo e faça login usando sua conta Gov.br ou crie uma nova conta, caso ainda não possua uma.
- Navegue até a seção “Benefícios” e selecione a opção “Abono Salarial”.
- Clique em “Consultar” para visualizar seu número PIS/PASEP.
4. Atendimento telefônico
Se você preferir, também é possível consultar seu número PIS/PASEP por meio de atendimento telefônico. Existem duas opções disponíveis:
- Central Alô Trabalho: Ligue para o número 158 e siga as instruções fornecidas pelo atendente.
- Caixa Econômica Federal: Ligue para o número 0800-7260207 e solicite informações sobre seu número PIS/PASEP.
O atendimento da Central Alô Trabalho funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado, no horário de Brasília. Já o atendimento telefônico da Caixa Econômica Federal está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com atendimento humano das 8h às 21h nos dias úteis e das 10h às 16h aos sábados.