Revista dos Benefícios

CadÚnico confirma HOJE (14/04) novos benefícios para inscritos

Cadastro Único (CADÚNICO) confirma novos benefícios para as famílias cadastradas em ABRIL

Cadastro Único (CADÚNICO) confirma novos benefícios para as famílias cadastradas em ABRIL
Cadastro Único (CADÚNICO) confirma novos benefícios para as famílias cadastradas em ABRIL | Foto: SHUTTERSTOCK

O Cadastro Único para Programas do Governo (CadÚnico) permite que pessoas em situação de baixa renda ou vulnerabilidade social recebam benefícios do governo. Agora, os cadastrados podem verificar quais benefícios foram aprovados para abril e até solicitar dois novos benefícios.

Mais de 43 milhões de famílias foram atendidas em 2024 pelo CadÚnico. Esse sistema foi criado em 2001 para identificar e ajudar famílias pobres no país, e é usado por mais de 30 programas sociais do governo federal, estadual e municipal.

Novos benefícios do CadÚnico em abril

Em abril, os inscritos no Cadastro Único receberão dois pagamentos especiais. Um é o Auxílio-gás nacional, que é pago a cada dois meses e não teve pagamento em março. O outro é o programa Pé-de-Meia, que é novo e começou no final do mês passado.

Auxílio-gás

Este mês, as famílias que recebem o Bolsa Família terão um valor extra de R$ 102 referentes ao auxílio-gás, além dos R$ 600 habituais. Esse auxílio, que é pago a cada dois meses, será antecipado para algumas famílias, como aquelas cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 4 ou 9.

Isso é feito para facilitar o acesso ao benefício, e o pagamento será realizado através da poupança social digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem, que é recomendado para gerenciar o recebimento do auxílio.

Pé de Meia

O Programa Pé-de-meia, criado pelo governo federal, visa incentivar estudantes do ensino médio, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), a permanecerem na escola até completarem o ensino básico.

O programa prevê depósitos em uma conta própria do aluno para formar uma poupança, embora as regras de uso ainda estejam sendo detalhadas. Cerca de dois milhões e meio de estudantes devem ser beneficiados já em 2024, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Os requisitos incluem idade entre 14 e 24 anos, ser estudante do ensino médio em escolas públicas, pertencer a uma família cadastrada no CadÚnico, manter boa frequência escolar, ser aprovado no ano letivo, participar de avaliações educacionais e, no último ano, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes com famílias beneficiárias do Bolsa Família terão prioridade, mas os inscritos como família unipessoal no programa não são elegíveis.

Como consultar os benefícios no CadÚnico?

Para saber quais benefícios sociais você vai receber neste mês, você pode checar nos canais do Cadastro Único. Isso também ajuda a ver se não houve revisão nos seus benefícios, chamada de pente-fino.

A consulta ocorre em:

  • App Meu CadÚnico na opção ‘Meus benefícios’;
  • Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social, número 121.

Pente-fino no CadÚnico?

Alguns familiares que recebem benefícios sociais podem ser chamados para uma revisão obrigatória do Cadastro Único, chamada de pente-fino. Essa convocação é uma prática regular do governo para verificar se as informações estão corretas.

É importante ser honesto durante a entrevista, pois isso pode até mesmo abrir portas para novos programas sociais, mas é fundamental agir de boa fé. O processo de atualização é importante para garantir que as pessoas que realmente precisam dos benefícios os recebam.

O governo está usando tecnologias como Inteligência Artificial para verificar os dados e eliminar quem não está dentro dos critérios dos programas sociais, como o Bolsa Família. As pessoas convocadas têm 60 dias para fornecer as informações necessárias, e é vital ficar atento aos canais de comunicação governamentais, como SMS, aplicativos e extrato bancário, para saber se foi convocado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Política de privacidade e cookies