Direitos do TrabalhadorFGTSGeral

Pegando todos de surpresa, nova modalidade do FGTS chega para poupar o saque-aniversário do FGTS em meio aos rumores sobre o FIM

O saque-aniversário, uma nova opção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), está no centro das conversas entre o Ministério da Fazenda e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Desde 2020, essa modalidade permite que trabalhadores com carteira assinada retirem parte do saldo do Fundo de Garantia no mês de seu aniversário. Contudo, o futuro desse sistema está sendo reavaliado e pode passar por mudanças importantes.

Pegando todos de surpresa, nova modalidade do FGTS chega para poupar o saque-aniversário do FGTS em meio aos rumores sobre o FIM
Pegando todos de surpresa, nova modalidade do FGTS chega para poupar o saque-aniversário do FGTS em meio aos rumores sobre o FIM – Imagem: Reprodução.

As alterações propostas para o saque-aniversário do FGTS mostram preocupações sobre o uso eficaz dos recursos em áreas como moradia e infraestrutura.

O Governo Federal tenta equilibrar essas necessidades com o desejo de manter a opção de saque, garantindo que os trabalhadores ainda tenham acesso ao crédito consignado.

Qual o destino do saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS está no meio de um debate entre os ministérios do Trabalho e da Fazenda. Enquanto o Trabalho sugere acabar com essa opção, a Fazenda propõe uma solução intermediária.

A ideia é reduzir os valores que podem ser sacados por ano e ajustar os prazos para usar o saque como garantia de empréstimo, buscando diminuir o impacto nas contas do FGTS.

Outra ideia em discussão é fortalecer o crédito consignado no setor privado como alternativa. Isso permitiria que os trabalhadores pegassem empréstimos com juros mais baixos pelo e-Social, com desconto direto no salário.

Nova opção do FGTS inclui crédito consignado

O crédito consignado é um ponto central nas conversas sobre mudanças no saque-aniversário do FGTS. Esse tipo de empréstimo, com juros mais baixos por ser descontado direto do salário, é mais seguro para os bancos e pode se tornar uma boa opção para os trabalhadores, caso o saque-aniversário seja modificado.

A ideia é tornar o crédito consignado mais acessível através de plataformas digitais que simplifiquem a análise e aprovação dos empréstimos. Isso não só reduziria a dependência do saque-aniversário, mas também asseguraria maior estabilidade financeira aos trabalhadores.

O que é o FGTS e como funciona?

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício que busca oferecer suporte financeiro aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Por isso, todo empregado registrado tem direito ao saque-rescisão, e a empresa deve contribuir para o fundo.

Mensalmente, o empregador deposita na Caixa Econômica 8% do salário do funcionário em seu nome, independentemente de receber um salário mínimo ou não.

Assim, se o empregado for demitido sem motivo justo, poderá sacar todo o valor depositado em sua conta do FGTS, mais uma multa rescisória de 20% a 40%, quando aplicável.

Diante disso, percebemos a importância de saber como consultar o FGTS pelo CPF online. Nesses casos, para calcular o valor da multa rescisória, pode-se usar uma calculadora de porcentagem e obter o valor exato.

Além disso, ao consultar o extrato do FGTS, o trabalhador pode verificar se os depósitos estão sendo feitos mensalmente e acompanhar o saldo.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
Botão Voltar ao topo