Nova lei assinada por Lula valendo hoje (03/10) vai salvar trabalhadores e aposentados; veja a decisão
O uso do cartão de crédito faz parte do dia a dia financeiro dos brasileiros, tornando compras e contratações mais simples.
Porém, também é um dos principais motivos de dívidas para muitos, como aposentados e trabalhadores. Para tentar resolver esse problema, o governo federal, durante o mandato de Lula, criou novas regras para o setor.
Essas mudanças, que começarão a valer em breve, devem diminuir o peso dos juros altos e taxas, que hoje estão entre os maiores do Brasil. Vamos ver como a nova lei pode mudar a forma como os brasileiros usam o cartão de crédito.
Quais são as principais mudanças da nova lei?
Há pouco tempo, o governo brasileiro lançou várias ações para diminuir o número de pessoas endividadas. Uma delas é o programa Desenrola, que ajuda estudantes e pequenos empresários. Agora, com a nova lei do cartão de crédito, alguns pontos importantes são:
- Controle dos Juros: A nova lei coloca um limite nos juros do crédito rotativo, para que não fiquem muito altos.
- Limites nos Parcelamentos: Também há um teto para as cobranças em parcelamentos, não podendo a dívida passar do dobro do valor inicial.
- Troca de Dívidas: A lei permite mudar dívidas entre bancos para que o cliente possa escolher opções melhores.
Como funciona a troca de dívidas?
A troca de dívidas é um dos pontos mais importantes da nova lei. É como mudar uma dívida de um banco para outro que ofereça melhores condições de pagamento.
O banco original pode fazer uma nova oferta, mas quem decide é o cliente. Essas mudanças começam a valer em 1º de julho de 2024.
Que efeitos esperar dessa mudança?
Acredita-se que milhões de brasileiros que usam cartões de crédito serão beneficiados com essas novas regras. Ao limitar os juros e permitir a troca de dívidas, a lei tenta criar um ambiente financeiro mais justo e acessível.
Isso deve trazer um alívio grande, ajudando a evitar mais dívidas e dando aos clientes mais controle sobre seu dinheiro.
Quais são os próximos passos?
Com essas novas medidas, o governo espera melhorar a situação financeira dos brasileiros, freando o problema crescente do excesso de dívidas.
Quando a lei começar a valer, será muito importante que os consumidores conheçam bem seus novos direitos e como podem usar essas mudanças para melhorar sua situação financeira.
Essas mudanças nas regras dos cartões de crédito são um passo importante para um mercado mais equilibrado e justo, garantindo que todos tenham a chance de ter condições melhores em suas compras do dia a dia.
Cronograma de depósitos do INSS em Setembro
Segurados que ganham 1 salário mínimo: Os depósitos para esse grupo iniciam em 24 de setembro, conforme o último número do benefício (desconsiderando o dígito verificador).
- Final 1: 24/09
- Final 2: 25/09
- Final 3: 26/09
- Final 4: 27/09
- Final 5: 30/09
- Final 6: 01/10
- Final 7: 02/10
- Final 8: 03/10
- Final 9: 04/10
- Final 0: 07/10
Segurados que recebem acima de 1 salário mínimo: Os depósitos acontecerão entre 1 e 7 de outubro, também de acordo com o número final do benefício, antes do traço.
- Finais 1 e 6: 01/10
- Finais 2 e 7: 02/10
- Finais 3 e 8: 03/10
- Finais 4 e 9: 04/10
- Finais 5 e 0: 07/10