Auxílio-GásArtigosBenefícios SociaisEconomiaNotícias

Alerta Geral hoje (12/12)! Lula bate o martelo e confirma 3 mudanças no Auxílio-Gás para 2025

O Auxílio-Gás é um programa que facilita a aquisição de gás de cozinha para famílias de baixa renda. Famílias que possuem mulheres vítimas de violência doméstica que necessitam de medidas de proteção urgentes têm prioridade.

O Programa é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, encarregado de encaminhar os fundos para o pagamento.

A Caixa Econômica Federal tem a responsabilidade de efetuar o pagamento do Auxílio-Gás para os indivíduos selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, além de oferecer canais de atendimento para os beneficiários que possuam dúvidas sobre a retirada do benefício.

Lula bate o martelo e confirma 3 mudanças no Auxílio-Gás para 2025 - Foto: Reprodução
Lula bate o martelo e confirma 3 mudanças no Auxílio-Gás para 2025 – Foto: Reprodução

Lula bate o martelo e confirma 3 mudanças no Auxílio-Gás para 2025

O Governo Federal está ajustando os detalhes de uma nova proposta para o programa Auxílio-Gás, que deve ser divulgada nos próximos dias.

Segundo a reportagem da Folha de S.Paulo, a principal alteração é assegurar que o programa será financiado exclusivamente com recursos do Orçamento, cumprindo as demandas do novo regime fiscal.

Veja quais serão as principais mudanças:

  1. Financiamento exclusivo através do Orçamento: o auxílio-gás deixará de ser financiado através de isenções fiscais, conforme proposto originalmente;
  2. Alteração nas despesas obrigatórias: para assegurar fundos adequados para o programa, o governo fará cortes nas despesas obrigatórias, conforme estabelecido no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025;
  3. Cálculo do benefício familiar: o valor do benefício será determinado com base na quantidade de membros da família, assegurando uma repartição mais equilibrada dos recursos.

Quem tem direito ao Auxílio-Gás?

O Programa Auxílio-Gás dos Brasileiros está disponível a:

  • Todas as famílias registradas no CadÚnico, cuja renda familiar mensal é inferior ou igual a meio salário mínimo por indivíduo, incluindo as famílias que se beneficiam de programas governamentais;
  • As famílias que possuem um membro que reside na mesma casa e recebe o benefício de prestação continuada de assistência social, independentemente de estarem ou não inscritas no CadÚnico.

A vantagem econômica do Programa Auxílio-Gás dos Brasileiros obedece aos seguintes critérios:

  1. Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
  2. Famílias com menor renda por pessoa;
  3. Famílias com maior quantidade de pessoas;
  4. Famílias que recebem benefício do Programa Bolsa Família;
  5. Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

As famílias que possuem mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o acompanhamento de medidas protetivas urgentes serão priorizadas.

Qual o valor do benefício?

O benefício será equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos de gás de cozinha. A Agência Nacional do Petróleo divulgará mensalmente, até o décimo dia útil do mês, a média dos seis meses anteriores do preço nacional do botijão de gás para o consumidor final, conforme o Sistema de Levantamento de Preços ou outra fonte equivalente.

Ressaltamos que a Emenda Constitucional nº 123, promulgada em 14 de julho de 2022, concedeu uma parcela extra do benefício a cada bimestre, no período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2022. A adição possibilitará o pagamento do preço total do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Thaymã Rocha

Especialista em conteúdo, graduando pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), já atuou como repórter no Portal da Torcida, Benefícios do Dia e Coluna da Torcida. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia e benefícios sociais. Editoria Experiências Formação Universidade Estadual Santa Cruz Mais »
Botão Voltar ao topo