Revista dos Benefícios

ADEUS, TRABALHO – 50 ANOS! Lei do INSS em vigor garante aposentadoria ANTECIPADA em 2024 – veja os 7 passos hoje (03/05/2024) e mude sua vida!

ADEUS, TRABALHO - 50 ANOS! Lei do INSS em vigor garante aposentadoria ANTECIPADA em 2024 - veja os 7 passos hoje (03/05/2024) e mude sua vida!
ADEUS, TRABALHO – 50 ANOS! Lei do INSS em vigor garante aposentadoria ANTECIPADA em 2024 – veja os 7 passos hoje e mude sua vida! – Imagem: Reprodução.

A aposentadoria é um assunto de grande relevância para muitos brasileiros. Com as constantes mudanças nas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é natural que surjam dúvidas sobre como obter o benefício de forma antecipada.

A reforma da previdência social, aprovada em novembro de 2019, trouxe alterações significativas nas regras de aposentadoria. Agora, para se aposentar pelo INSS, homens devem ter no mínimo 65 anos de idade, enquanto mulheres devem ter no mínimo 62 anos.

Além disso, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Essas mudanças levaram muitos brasileiros a se perguntarem se ainda é possível se aposentar antes de atingir a idade mínima estabelecida pela nova legislação. A boa notícia é que, mesmo com as novas regras do INSS, é possível garantir uma aposentadoria antecipada, na casa dos 50 anos.

Como se aposentar antecipadamente no INSS?

Para se aposentar antecipadamente pelo INSS, é necessário preencher alguns requisitos específicos. Mulheres devem ter um tempo mínimo de contribuição de 30 anos, enquanto homens devem ter um tempo mínimo de contribuição de 35 anos.

Além disso, a idade mínima exigida passou para 58 anos e 6 meses para as mulheres, e 63 anos e 6 meses para os homens.

É importante ressaltar que esses requisitos são cumulativos, ou seja, é necessário atender tanto ao tempo mínimo de contribuição quanto à idade mínima para se aposentar antecipadamente. Mulheres que possuem essa pontuação mínima podem conquistar uma aposentadoria antes da hora.

Documentos necessários para se aposentar antecipadamente

Para dar entrada na aposentadoria, é fundamental contar com alguns documentos específicos. Independente da modalidade em que se enquadrar, será necessário recorrer ao INSS. Entre os documentos necessários, destacam-se:

  • Carnês de recolhimento;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de tempo de contribuição (CTC);
  • Documentos específicos nos casos de trabalho rural e autônomo.

A posse desses documentos é essencial para iniciar o processo de aposentadoria antecipada. Portanto, é importante se organizar e reunir toda a documentação necessária antes de dar entrada no pedido.

Como solicitar a aposentadoria pelo INSS em 7 passos online

O processo de solicitação da aposentadoria antecipada pelo INSS pode ser realizado de forma online, através do aplicativo ou site “Meu INSS”.

Para solicitar o benefício em 7 passos, siga as orientações abaixo:

  1. Acesse o aplicativo ou site “Meu INSS”;
  2. Clique na opção “Novo Pedido”;
  3. Realize a atualização cadastral;
  4. Confirme a Data de Entrada do Requerimento;
  5. Anexe toda a documentação necessária;
  6. Selecione a Agência de Previdência mais próxima e o banco em que deseja receber;
  7. Confirme a solicitação.

Após seguir esses passos, você receberá atualizações sobre o seu pedido e, caso esteja tudo correto, receberá a validação com as informações necessárias para receber a sua aposentadoria.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Política de privacidade e cookies