NotíciasDireitos do TrabalhadorEconomiaINSS

Dinheiro na conta de idosos 60+: INSS libera 5 presentões para aposentados com CPF final 0,1,2,3,4,5 a até 9

Os beneficiários de pensão e aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem desconto de mensalidade associativa em seus contracheques podem solicitar a anulação do débito automaticamente por meio do aplicativo ou site Meu INSS.

Até que o segurado desbloqueie o benefício, não será possível realizar novos descontos. A exclusão já existia, porém não de forma automática.

Desde o início das reclamações sobre descontos indevidos em março, o INSS tem tomado uma série de medidas para proteger os 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que são afetados por descontos no salário.

Dinheiro na conta de idosos 60+: INSS libera 5 presentões para aposentados com CPF final 0,1,2,3,4,5 a até 9
Dinheiro na conta de idosos 60+: INSS libera 5 presentões para aposentados com CPF final 0,1,2,3,4,5 a até 9, Foto: Reprodução

Nesse sentindo, em busca de manter os benefícios, o INSS liberou 5 presentões para aposentados.

INSS libera 5 presentões para aposentados

O INSS começará um novo ciclo de pagamentos na segunda metade de dezembro. Conforme o calendário oficial, as transferências iniciam já no dia 20 de dezembro, um dia antes do Natal.

Novamente, os privilegiados são os que recebem o salário mínimo. No total, este ano, são cinco datas, vistas como um verdadeiro presente para quem está ansioso para realizar as compras de final de ano. Contudo, elas são prorrogadas até 2025.

O INSS é encarregado do pagamento de aposentadorias e benefícios assistenciais. De acordo com o Governo Federal, mais de 39 milhões de brasileiros têm algum benefício previdenciário recebido. Isso engloba a população idosa, grupos de pessoas com deficiência, pensionistas e outros grupos sociais de grande relevância. Em outras palavras, a procura é bastante elevada!

Veja as datas do pagamentos que caem como um presente:

  1. Benefícios com final 1: 20/dez;
  2. Benefícios com final 2: 23/dezembro;
  3. Benefícios com final 3: 26/dezembro;
  4. Benefícios com final 4: 27/dezembro;
  5. Benefícios com final 5: 30/dezembro;

Benefícios em 2025

  1. Benefícios com final 6: 02/janeiro;
  2. Benefícios com final 7: 03/janeiro;
  3. Benefícios com final 8: 06/janeiro;
  4. Benefícios com final 9: 07/janeiro;
  5. Benefícios com final 0: 08/janeiro.

Como se calculam os reajustes dos benefícios do INSS?

Os benefícios do INSS são reajustados todos os anos seguindo dois critérios fundamentais. Para quem recebe salário mínimo, o aumento corresponde diretamente ao aumento desse valor base. Os reajustes para quem ganha mais do que o salário mínimo são baseados na inflação acumulada do ano anterior.

Este mecanismo tem como objetivo assegurar que os beneficiários não percam seu poder de compra com o passar do tempo. No mês de novembro, mais de 39 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo INSS, ressaltando a relevância dos aumentos para uma grande parcela da população do Brasil.

No ano de 2025, a elevação dos benefícios do INSS deve seguir a inflação acumulada nos últimos doze meses até novembro, juntamente com a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. A proposta do governo de restringir o aumento a 2,5% acima da inflação pode ter um impacto direto no reajuste do salário mínimo.

Nesta proposta, há estimativas de que o salário mínimo em 2025 atinja R$ 1.528. No entanto, é crucial esperar pela validação dessas alterações pelo Congresso Nacional. Devem ser divulgadas atualizações ainda em dezembro, proporcionando aos beneficiários uma compreensão mais precisa dos efeitos em seus rendimentos para o próximo ano.

Como consultar o benefício pelo site do Meu INSS

No site do INSS é possível consultar o número do benefício e o extrato de pagamentos. Veja o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
  • Na tela inicial aparecerá o do benefício do número.

Consulta do número do benefício pelo app Meu INSS

Uma alternativa para descobrir o número do INSS é através do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS. Também é possível marcar serviços como avaliações médicas e pedidos de benefícios. Confira o procedimento detalhado:

  • Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
  • Informe seu CPF e senha para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
  • Na tela inicial aparecerá o número do benefício.

Thaymã Rocha

Especialista em conteúdo, graduando pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), já atuou como repórter no Portal da Torcida, Benefícios do Dia e Coluna da Torcida. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia e benefícios sociais. Editoria Experiências Formação Universidade Estadual Santa Cruz Mais »
Botão Voltar ao topo