Dinheiro na conta de idosos 60+: INSS libera 5 presentões para aposentados com CPF final 0,1,2,3,4,5 a até 9
Os beneficiários de pensão e aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem desconto de mensalidade associativa em seus contracheques podem solicitar a anulação do débito automaticamente por meio do aplicativo ou site Meu INSS.
Até que o segurado desbloqueie o benefício, não será possível realizar novos descontos. A exclusão já existia, porém não de forma automática.
Desde o início das reclamações sobre descontos indevidos em março, o INSS tem tomado uma série de medidas para proteger os 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que são afetados por descontos no salário.
Nesse sentindo, em busca de manter os benefícios, o INSS liberou 5 presentões para aposentados.
INSS libera 5 presentões para aposentados
O INSS começará um novo ciclo de pagamentos na segunda metade de dezembro. Conforme o calendário oficial, as transferências iniciam já no dia 20 de dezembro, um dia antes do Natal.
Novamente, os privilegiados são os que recebem o salário mínimo. No total, este ano, são cinco datas, vistas como um verdadeiro presente para quem está ansioso para realizar as compras de final de ano. Contudo, elas são prorrogadas até 2025.
O INSS é encarregado do pagamento de aposentadorias e benefícios assistenciais. De acordo com o Governo Federal, mais de 39 milhões de brasileiros têm algum benefício previdenciário recebido. Isso engloba a população idosa, grupos de pessoas com deficiência, pensionistas e outros grupos sociais de grande relevância. Em outras palavras, a procura é bastante elevada!
Veja as datas do pagamentos que caem como um presente:
- Benefícios com final 1: 20/dez;
- Benefícios com final 2: 23/dezembro;
- Benefícios com final 3: 26/dezembro;
- Benefícios com final 4: 27/dezembro;
- Benefícios com final 5: 30/dezembro;
Benefícios em 2025
- Benefícios com final 6: 02/janeiro;
- Benefícios com final 7: 03/janeiro;
- Benefícios com final 8: 06/janeiro;
- Benefícios com final 9: 07/janeiro;
- Benefícios com final 0: 08/janeiro.
Como se calculam os reajustes dos benefícios do INSS?
Os benefícios do INSS são reajustados todos os anos seguindo dois critérios fundamentais. Para quem recebe salário mínimo, o aumento corresponde diretamente ao aumento desse valor base. Os reajustes para quem ganha mais do que o salário mínimo são baseados na inflação acumulada do ano anterior.
Este mecanismo tem como objetivo assegurar que os beneficiários não percam seu poder de compra com o passar do tempo. No mês de novembro, mais de 39 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo INSS, ressaltando a relevância dos aumentos para uma grande parcela da população do Brasil.