FESTA HOJE 13/12! Nova regra do INSS crava aposentadoria aos 55 anos em apenas 3 passos
Os pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiverem desconto de mensalidade associativa em seus contracheques podem solicitar a remoção do débito automaticamente através do aplicativo ou site Meu INSS.
Até que o segurado desbloqueie o benefício, novos descontos não poderão ser feitos. A exclusão já estava presente, mas não de maneira automática.
Desde março, quando começaram as queixas sobre descontos indevidos, o INSS vem implementando uma série de ações para salvaguardar os 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que sofrem descontos no salário.
Segundo uma auditoria realizada pelo próprio INSS, houve um total de 1 milhão de reclamações de janeiro de 2023 a maio de 2024. A pesquisa resultou no cancelamento de todos os descontos que foram autodeclarados como não autorizados.
Nesse contexto, para as pessoas que desejam aposentar, vamos apresentar a nova regra do INSS para aposentadoria aos 55 anos em apenas 3 passos.
Nova regra do INSS crava aposentadoria aos 55 anos em apenas 3 passos
Existem um conjunto de indivíduos que podem pedir a aposentadoria aos 55 anos, no caso das mulheres, e aos 60, no caso dos homens. É a aposentadoria por idade para indivíduos com deficiência.
Requisitos:
- O primeiro e mais crucial requisito é que o indivíduo possua uma deficiência comprovada através da perícia médica do INSS;
- Ademais, é necessário adquirir 180 meses de contribuição ou atividade rural, se for uma pessoa com deficiência;
- Se você cumprir todos esses critérios, pode pedir a aposentadoria totalmente online;
- Assim, basta acessar o aplicativo ‘Meu INSS’ ou o site oficial do programa.
1° PASSO: O procedimento inicial é entrar no ‘Meu INSS’, selecionar ‘Novo Pedido’ e inserir a solicitação de aposentadoria para pessoas com deficiência por idade.
2° PASSO: Depois, busque na lista o que você deseja, leia o texto e siga as etapas sugeridas.
Os documentos necessários para finalizar esta primeira etapa são o número do CPF e o atestado da avaliação médica.
3° PASSO: Finalmente, espere pela resposta, que será recebida pelo próprio aplicativo, na opção ‘Consultar Pedidos’.
De acordo com o site do Governo, o tempo médio de resposta é de 45 dias, sendo o serviço oferecido gratuitamente a todos os cidadãos. Segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.
Meu INSS+: Cartão de vantagens do beneficiário
O serviço da carteira do beneficiário e o “clube de benefícios” Meu INSS+, inaugurados em 22 de maio, possibilitam o acesso à confirmação de dados sem a necessidade de impressão de comprovante, além de proporcionarem descontos em farmácias, cinemas, espetáculos, serviços, telemedicina, seguros, viagens e muito mais. É possível consultar os parceiros do programa na página das instituições financeiras e obter o desconto.
O cartão Meu INSS Vale+, agora disponível no Meu INSS+, possibilita aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios permanentes pagos pelo INSS, a retirada antecipada de até R$ 150, que será debitado diretamente no contracheque do mês subsequente. Sobre esse montante, não incidirão juros, atualizações ou taxas.
Como emitir a carteira do beneficiário
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android)
- Clique no item “carteira do beneficiário“
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário
- Clique no quadrado informando que está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”, e em seguida, clique em “continuar“
- A carteira do beneficiário está disponível. Nos próximos acessos, a carteirinha vai estar disponível, basta clicar em “carteira do beneficiário”.