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INSS 31/10 alerta para novo tipo de golpe contra aposentados que possuem CPF final 0,3,7,5 e mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta aos aposentados e pensionistas sobre uma nova modalidade de fraude: a falsa inclusão em uma suposta lista de pedidos de benefícios negados pelo INSS.

A tentativa de golpe foi identificada quando um segurado do Rio de Janeiro recebeu notificação de um oficial de Justiça sobre uma ação judicial em seu nome. O processo buscava reverter um suposto “indeferimento” de pedido de concessão de benefício.

INSS 31/10 alerta para novo tipo de golpe contra aposentados que possuem CPF final 0,3,7,5 e mais
INSS 31/10 alerta para novo tipo de golpe contra aposentados que possuem CPF final 0,3,7,5 e mais. Foto: Reprodução

Outras formas de golpes

As tentativas de fraude contra aposentados e pensionistas são variadas. O INSS listou alguns exemplos. Confira:

  • Falsos funcionários: acontece quando pessoas mal-intencionadas se fazem passar por servidores do INSS e visitam os beneficiários em suas residências.
  • Phishing: Golpistas enviam e-mails ou mensagens falsas fingindo ser o INSS. O objetivo é fazer com que os beneficiários cliquem em links suspeitos para roubar informações pessoais e senhas de acesso aos dados do benefício.
  • Roubo de identidade: Criminosos se passam por segurados para solicitar benefícios e serviços de forma fraudulenta.
  • Documentos falsos ou adulterados: No pedido de benefícios, são apresentados documentos falsos ou com informações falsas.
  • Titular fictício: Quadrilhas criam documentos falsos de registro civil, como certidão de nascimento e identidade (RG e CPF), para “criar pessoas” e obter benefícios indevidos.
  • Falsificação de dados: Informações falsas são inseridas nos sistemas para conseguir vantagens indevidas.

Para sua proteção, a Serasa listou as cinco fraudes mais comuns contra o INSS.

1. Suspensão do benefício

Um falso funcionário do INSS liga para o aposentado, alegando que seu benefício será cancelado por falta de atualização cadastral. O golpista diz que, para resolver o problema, o aposentado precisa fornecer informações como CPF, endereço, data de nascimento, dados bancários e número do cartão do INSS.

Acreditando estar falando com um funcionário real, o aposentado passa todas as informações pedidas. Com esses dados, o criminoso pode cometer fraudes em nome do segurado.

2. Marcação de exame médico

Beneficiários de auxílios por incapacidade temporária ou permanente devem fazer exames médicos regularmente. Os golpistas entram em contato com as vítimas fingindo agendar essa consulta. Esses falsos funcionários pedem informações como endereço, RG, CPF, dados bancários e, às vezes, até senhas.

3. Prova de vida online

Os fraudadores ligam para aposentados dizendo que é preciso fazer uma prova de vida online, um novo método devido à pandemia de Covid-19.

O falso atendente do INSS pede que a vítima confirme seus dados pessoais e bancários. Depois, solicita o envio de uma foto atual e dos documentos digitalizados por WhatsApp. Com essas informações e a foto do documento, os criminosos podem realizar fraudes financeiras.

4. Pagamentos atrasados mediante taxa

O golpista se passa por um funcionário do INSS e avisa a vítima que valores atrasados do benefício foram liberados, com correção e juros. Para acessar o dinheiro, porém, é preciso pagar uma taxa administrativa. Essa cobrança é feita por meio de um boleto falso ou transferência direta para uma conta.

5. Adiantamento do 13º salário e empréstimo consignado

Normalmente, o adiantamento do 13º para aposentados do INSS ocorre em junho. Nesta fraude, os golpistas contatam a vítima pedindo dados e cópias de documentos para “autorizar” o processo, além de cobrar uma taxa para liberar o adiantamento.

Os fraudadores usam essas informações para solicitar crédito em nome da vítima, como empréstimo consignado. O dinheiro é depositado na conta do segurado, mas as parcelas com juros também. O golpista lucra com as comissões pagas ao agente de crédito e à instituição que intermedia o empréstimo.

Como evitar cair nesse golpe contra aposentados

Conforme apurou a equipe do Revista dos Benefícios, a Serasa recomenda que o consumidor acesse o site do INSS, siga as orientações oficiais e realize todas as atualizações cadastrais no MEU INSS na plataforma gov.br, nunca compartilhando login e senha. Outras dicas importantes:

  • Mantenha seus dados de contato (telefone, e-mail, endereço) atualizados no Meu INSS ou pelo 135;
  • Não forneça informações por e-mail, mensagem ou telefone;
  • Evite clicar em links recebidos por SMS e desconfie de mensagens não identificadas. O INSS usa o número 280-41 para SMS;
  • Verifique contatos ou convocações no MEU INSS na plataforma gov.br;
  • Use apenas canais oficiais do INSS para agendamentos ou entrega de documentos.

Abquesia Farias

Especialista em Redação por mais de 5 anos, escreve textos para o Revista dos Benefícios com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.