EconomiaGeral

DECISÃO ÓTIMA HOJE (28/02): IDOSOS com RG, CPF e CNH ganham PACOTE DE PRESENTES com 6 dívidas sem juros e brasileiros festejam de alegria

DECISÃO ÓTIMA HOJE (27/02): IDOSOS com RG, CPF e CNH ganham PACOTE DE PRESENTES com 6 dívidas sem juros e brasileiros festejam de alegria
DECISÃO ÓTIMA HOJE: IDOSOS com RG, CPF e CNH ganham PACOTE DE PRESENTES com 6 dívidas sem juros e brasileiros festejam de alegria. Imagem: Reprodução

Os idosos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC estão isentos de pagar juros de cinco tipos de dívidas, com cobranças abusivas, muitas pessoas desconhecem isso. Conhecida como Lei do Superendividamento, esta norma é principalmente voltada para idosos e segurados do INSS. Ela protege as pessoas com dívidas acumuladas, que não têm dinheiro para pagar, estão sem perspectivas e não conseguem se manter.

Antes de tudo, é necessário verificar se a dívida em aberto se enquadra no tipo em que idosos não precisam pagar – água, energia, gás, empréstimos de bancos e financeiras e boletos de consumo.

O especialista também vai analisar se a renda do idoso é compatível e o tipo de dívida caracteriza boa fé. A partir daí, haverá uma ampla negociação com ajuda da Justiça para que o idoso consiga resolver o problema.

Os idosos que recebem o Benefício de Previdência Continuada (BPC), concedido para aqueles acima de 65 anos sem renda fixa e que não conseguiram comprovar, costumam conseguir enquadramento na lei.

A quitação das dívidas deve ser, no máximo, em até cinco anos. Uma vez definido o plano, haverá audiência conciliatória na presença do idoso devedor e dos credores.

Critérios básicos para receber os descontos 

A medida só vale para dívidas referentes a consumo e vinculadas a instituições financeiras. Para pleitear o não pagamento de dívidas com base na Lei do Endividamento, os idosos devem preencher alguns critérios básicos, inicialmente:

  • Ter renda insuficiente;
  • Reunir dívidas decorrentes de necessidades básicas;
  • Demonstrar e comprovar ter agido de boa-fé ao contrair as dívidas.

As 6 dívidas que idosos não precisam pagar juros

A Lei do Superendividamento estabelece limites para as instituições de crédito quando oferecem propostas aos clientes. Pela legislação, a proteção deve ser, sobretudo, para idosos, analfabetos, doentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

A possibilidade de isenção de dívida inclui apenas algumas contas em aberto, por exemplo:

  1. Água;
  2. Energia/Luz;
  3. Telefone;
  4. Gás;
  5. Boletos e carnês de consumo;
  6. Empréstimos com bancos e financeiras;

Por outro lado, os idosos que estiverem em dívida como nas situações abaixo, não conseguirão quitá-las porque não se enquadram no rol definido como consumo e manutenção.

  • Impostos e tributos em geral;
  • Multas de trânsito;
  • Pensão alimentícia em atraso;
  • Financiamento imobiliário;
  • Crédito rural;
  • Renegociação dos débitos

Benefícios da Lei do Superendividamento para os idosos

A Lei do Superendividamento traz uma série de benefícios para os idosos que se encontram nessa situação. Dentre eles, destacam-se:

  1. Proteção jurídica: A lei oferece amparo legal aos idosos, garantindo que eles não sejam explorados por empresas e instituições financeiras.
  2. Condições especiais de pagamento: Os idosos têm o direito de solicitar condições especiais de pagamento para suas dívidas. Isso pode incluir a redução de juros, o aumento do prazo de pagamento ou até mesmo a quitação da dívida em parcela única com desconto.
  3. Regulamentação das cobranças: A lei estabelece limites para as taxas de juros cobradas, evitando que sejam consideradas abusivas.
  4. Proteção do sustento básico: As empresas são obrigadas a negociar o pagamento de forma que não comprometa o sustento básico do idoso, garantindo que ele consiga arcar com suas despesas essenciais.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
Botão Voltar ao topo