O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran RN) anunciou, na última terça-feira (17), uma lista dos selecionados para o programa CNH Popular.
A relação dos contemplados foi publicada no Diário Oficial do Estado, e os candidatos têm até o dia 17 de novembro para entregar a documentação necessária em qualquer unidade do Detran, mediante agendamento prévio.
Como agendar a entrega da documentação
Para agendar a entrega da documentação, os selecionados deverão acessar o Portal de Serviços do Detran, realizar o cadastro (caso ainda não tenha feito), fazer login com suas credenciais, selecionar a opção “Agendamentos” e, em seguida, escolher o ícone “Entrega Documentos CNH Popular” .
Nessa etapa, é importante selecionar o dia, hora e local de entrega desejados. No dia marcado, é necessário levar o guia de agendamento para entrar na unidade do Detran.
De acordo com o edital do programa CNH Popular, os selecionados deverão apresentar os seguintes documentos (originais e copiados):
- RG;
- CPF;
- Certidão de Nascimento dos filhos ou menores sob guarda, tutela ou curatela do candidato;
- Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, se houver;
- Comprovante de residência ou domicílio no Estado do RN nos últimos 12 meses anteriores ao requerimento do benefício;
- Comprovante válido de participação no Programa Bolsa Família e/ou declaração de órgão competente que comprove a participação no Bolsa Família, ou de outros programas assistenciais similares previstos na Lei;
- Declaração de renda familiar;
- Declaração, com o próprio punho, de que sabe ler e escrever, lavrada no ato da comprovação;
- Comprovante de Inscrição (impressão no mesmo botão onde realizou a inscrição aqui);
- Termo de Responsabilidade sobre as informações prestadas na inscrição, assinado no ato da comprovação;
- Declaração de conhecimento e concordância de todas as condições de participação do programa CNH Popular.
Análise dos documentos e resultado final
A análise dos documentos apresentados pelos participantes ocorrerá no período de 20 de novembro a 22 de dezembro deste ano. O resultado final do programa CNH Popular será divulgado no dia 27 de dezembro.
A lista publicada no Diário Oficial do Estado traz os selecionados nas seguintes categorias:
- 500 vagas para Primeira Habilitação Categoria “A”;
- 350 vagas para Primeira Habilitação Categoria “B”;
- 50 vagas para Mudança de Categoria “C”;
- 50 vagas para Mudança de Categoria “D”;
- 50 vagas para Mudança de Categoria “E”.
Benefícios do programa CNH Popular
O programa CNH Popular visa beneficiário da população de baixa renda, oferecendo isenção de taxas relativas a exames clínico-médicos de exigência física e mental, exame psicológico, licença de aprendizagem e direção veicular.
Além disso, os custos referentes aos cursos teóricos e práticos de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), serão custeados pelo Detran.
Histórico do programa CNH Popular
O projeto CNH Popular foi lançado em 2021, oferecendo inicialmente 353 vagas e um investimento total de R$ 600 mil. No entanto, o programa foi paralisado em 2022.
Agora, com a divulgação da lista de selecionados e a retomada do programa, a expectativa é que mais pessoas tenham a oportunidade de obter sua Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita.
Para mais informações sobre o Programa CNH Popular, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (84) 99807.7173. O atendimento está disponível de segunda a sexta a sexta, das 8h às 14h.
Não perca essa chance de obter sua CNH gratuitamente! Agende sua entrega de documentos e siga todas as orientações para garantir sua participação no programa CNH Popular do Rio Grande do Norte.