NotíciasArtigos

Feriado do dia 1º de janeiro de 2025 cai em qual dia da semana?

A celebração do Ano-Novo ou Réveillon ocorre na virada do dia 31 de dezembro para o primeiro dia do ano seguinte. Réveillon é uma palavra de origem francesa que significa “despertar” ou “acordar“, fazendo alusão ao novo ciclo de vida que se inicia. O primeiro dia do ano só se estabeleceu como Ano-Novo no século XVI, com a introdução do calendário gregoriano.

Esta celebração é percebida em várias culturas como um período de renovação, em busca de energias mais positivas e oportunidades, e para a definição de novos objetivos. Durante essa celebração, várias tradições se estabeleceram no Brasil e em outras nações.

A comemoração do Ano-Novo com fogos de artifício é uma das tradições mais apreciadas não apenas no Brasil, mas em diversas nações. Assim, diversas cidades, como Rio de Janeiro, Sydney e Nova York, comemoram com um grande lançamento de foguetes. Nesse sentido, veja abaixo os feriados do ano de 2025 que se aproxima.

Feriado do dia 1º de janeiro de 2025 - Imagem: Reprodução
Feriado do dia 1º de janeiro de 2025 – Imagem: Reprodução

Feriado do dia 1º de janeiro de 2025 cai em qual dia da semana?

Ao contrário de 2024, que registrou poucos feriados prolongados, os trabalhadores ficarão contentes ao saber que haverá seis chances de descanso prolongado durante o ano.

Neste ano, metade das datas comemorativas nacionais ocorreram aos sábados e domingos, comprometendo o descanso no período. No entanto, em 2025, isso não ocorrerá. No próximo ano, vários feriados nacionais estão agendados para quintas, sextas e segundas-feiras, possibilitando a combinação com o fim de semana em várias situações.

Veja a seguir o calendário completo de feriados nacionais em 2025, incluindo as possibilidades de emendas:

  • 1º de janeiro (quarta-feira) – Ano Novo 2025 – Confraternização Universal (feriado nacional)
  • 3 de março (segunda-feira), 4 de março (terça-feira) e 5 de março (quarta-feira) – Carnaval 2025 (ponto facultativo)
  • 18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa (feriado nacional)
  • 20 de abril (domingo) – Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional)
  • 1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalhador (feriado nacional)
  • 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi 2025 (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 12 de outubro (domingo) – Nossa Sra. Aparecida (feriado nacional)
  • 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro – Sábado – Proclamação da República (feriado nacional)
  • 20 de novembro (quinta-feira) – Dia de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
  • 24 de dezembro (quarta-feira)  – Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h)
  • 25 de dezembro – Quinta-feira – Natal (feriado nacional)
  • 31 de dezembro – Quarta-feira – Véspera do Ano Novo 2026 (ponto facultativo após 14h) e dia 1º de janeiro de 2026 cai em uma quinta, começando o novo ano com feriado emendado na sexta-feira
Feriado do dia 1º de janeiro de 2025 - Imagem: Reprodução
Feriado do dia 1º de janeiro de 2025 – Imagem: Reprodução

Qual é a origem do ano novo?

A celebração do Ano Novo, também conhecida como Réveillon, já é uma tradição no Brasil e em grande parte do mundo, assumindo frequentemente uma natureza religiosa cristã. Contudo, a origem do Ano Novo é muito anterior à era cristã, sendo comumente associada à Mesopotâmia, por volta de 2000 a.C., fazendo referência a algo como o “Festival de Ano Novo”. Desde tempos antigos, persas, fenícios, assírios e gregos também celebravam a passagem do ano.

Por qual motivo o ano novo é comemorado em 1º de janeiro no Brasil?

No Brasil, semelhante à maioria dos países de cultura ocidental, o Ano Novo é celebrado no dia 1º de janeiro. A criação do mês de janeiro pelos romanos no século VIII a.C. foi uma homenagem a Jano, o deus romano das transformações e transições. Contudo, os romanos continuavam a festejar a chegada do novo ano no começo da primavera, que acontecia em março.

Thaymã Rocha

Especialista em conteúdo, graduando pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), já atuou como repórter no Portal da Torcida, Benefícios do Dia e Coluna da Torcida. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia e benefícios sociais. Editoria Experiências Formação Universidade Estadual Santa Cruz Mais »
Botão Voltar ao topo