Os idosos são frequentemente alvo de golpistas que usam táticas psicológicas para enganar, conforme pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
A pouca experiência com tecnologia torna os mais velhos vulneráveis a fazer transações indevidas ou compartilhar dados sigilosos, permitindo acesso às suas contas bancárias.
Confira abaixo alguns dos golpes mais comuns contra idosos e as formas de se proteger, segundo a Febraban.
Golpes contra os idosos
1. Falso atendimento bancário
- Como acontece: golpistas fingem ser funcionários de bancos, alegam problemas na conta e pedem informações pessoais e financeiras.
- Como se proteger: desconfie de chamadas pedindo dados sensíveis. Bancos não solicitam senhas ou transferências por telefone. Em caso de dúvida, desligue e contate o banco pelos canais oficiais.
2. Empréstimo consignado falso
- Como acontece: criminosos oferecem empréstimos atraentes, mas exigem depósitos prévios para “taxas” ou “garantias”.
- Como se proteger: empréstimos verdadeiros nunca pedem pagamentos antecipados, seja de IOF, taxas falsas para cadastro ou adiantamento de parcela. Desconfie de ofertas muito vantajosas.
3. Ajuda suspeita em caixas eletrônicos
- Como ocorre: criminosos se oferecem para auxiliar em caixas eletrônicos, com o intuito de ver senhas e trocar cartões.
- Como prevenir: busque apenas a ajuda de funcionários identificados do banco.
4. Vendas online fraudulentas
- Como ocorre: bandidos criam sites falsos de e-commerce e anúncios enganosos nas redes sociais.
- Como prevenir: desconfie de preços muito baixos e opte por sites conhecidos para compras.
5. Clonagem de WhatsApp
- Como ocorre: golpistas descobrem o número da vítima e tentam obter o código de verificação do WhatsApp para clonar a conta. Enviam mensagens fingindo ser do SAC de sites de vendas ou empresas onde a vítima tem cadastro, solicitando o código de segurança como suposto protocolo ou confirmação.
- Como prevenir: ative a verificação em duas etapas e jamais compartilhe códigos de segurança.
6 Troca de cartão
- Como funciona: criminosos fingem ser vendedores, observam a digitação da senha e trocam o cartão do cliente ao devolvê-lo.
- Como evitar: sempre verifique se o cartão devolvido é o seu e, se possível, não o entregue a outras pessoas.
Proteção contra golpes bancários
Uma das fraudes mais comuns que visam os idosos são os golpes envolvendo instituições financeiras. É essencial, portanto, orientá-los sobre como reconhecer e evitar esse tipo de situação.
Os bancos jamais entram em contato por telefone, SMS ou e-mail solicitando que o cliente realize transações ou forneça dados pessoais. Esses são sinais claros de golpe.
Além disso, os bancos nunca enviam funcionários ou entregadores para retirar o cartão do cliente em sua residência. Qualquer solicitação nesse sentido deve ser imediatamente desconfiada.
Ao compartilhar essas informações de maneira clara e objetiva, estaremos contribuindo para que nossos entes queridos idosos se tornem mais resilientes a fraudes bancárias.