Economia

DETRAN oferecerá 7 mil vagas gratuitas para habilitação de motorista

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em colaboração com o Governo do Estado, confirmou a extensão do Programa CNH Social para 2025. O projeto possibilita a emissão gratuita da carteira de motorista e está programado para começar nos primeiros meses do ano seguinte.

Embora a quantidade específica de vagas ainda esteja em definição, projeta-se a disponibilização de mais de 7 mil oportunidades, mantendo o mesmo volume dos períodos anteriores.

Durante os últimos dois anos, a iniciativa atendeu milhares de cidadãos capixabas, estabelecendo-se como uma das principais ações sociais da administração estadual.

DETRAN oferecerá 7 mil vagas gratuitas para habilitação de motorista
DETRAN oferecerá 7 mil vagas gratuitas para habilitação de motorista. Foto: Reprodução

Como será o CNH Social em 2025?

Se o modelo das edições passadas for preservado, as oportunidades serão distribuídas em dois momentos: a primeira etapa deve ocorrer no começo do ano, e a segunda, durante o segundo semestre.

Em comunicado ao Jornal Tempo Novo, o Detran-ES confirmou que a iniciativa é vista como prioritária pelo Governo do Estado e está garantida para 2025.

Contudo, os detalhes específicos, incluindo quantidade de vagas, requisitos de participação e possíveis mudanças, serão apresentados apenas quando o edital for publicado no próximo ano.

Quem pode tirar carteira de motorista de graça?

A iniciativa atende pessoas de baixa renda cadastradas em programas sociais. Mesmo com as diretrizes para 2025 ainda pendentes de divulgação, considerando os ciclos anteriores, os interessados poderão se candidatar para:

  • Primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) ou B (carros);
  • Adição de categoria, como incorporar a categoria A ou B para portadores de CNH;
  • Mudança de categoria, como para D (veículos de transporte de passageiros) ou E (veículos de grande porte, como caminhões e carretas).

Como se inscrever?

O cadastramento será feito exclusivamente através do site oficial do Detran-ES, em períodos a serem anunciados no edital. Após o término das inscrições, a relação final de aprovados será divulgada na mesma plataforma.

Quem pode participar tirar carteira de motorista de graça?

O programa é voltado para pessoas de baixa renda cadastradas em benefícios sociais. As regras de 2025 ainda não foram confirmadas, mas, com base nas edições anteriores, os candidatos poderão se inscrever para:

  • Primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) ou B (carros);
  • Adição de categoria para quem já possui habilitação, como incluir a categoria A ou B;
  • Mudança de categoria, como D (veículos de transporte de passageiros) ou E (veículos de grande porte, como caminhões e carretas).

Significado de D1 na nova CNH

A atualização da Carteira Nacional de Habilitação em 2017 introduziu novas informações no documento. Uma alteração significativa foi a adição da categoria D1, que é uma subdivisão da categoria D.

A classe D1 habilita o motorista a dirigir veículos de transporte escolar com capacidade para mais de 8 lugares e até 16 passageiros. Para conquistar a habilitação D1, o condutor precisa atender aos mesmos critérios da categoria D, além de realizar um curso específico para o transporte de estudantes.

Contran categorias CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é a entidade encarregada de definir os regulamentos e regras de trânsito no Brasil.

Em relação às categorias da CNH, cabe ao Contran estabelecer as normas para a obtenção e alteração da categoria, além das limitações e autorizações para cada categoria.

CNH AB: o que é e quais veículos pode dirigir

A categoria AB da Carteira Nacional de Habilitação possibilita a condução de veículos de duas ou três rodas, como motos e triciclos, além de veículos de passeio.

Vale ressaltar que essa categoria não habilita a condução de veículos destinados ao transporte de carga ou passageiros, que requerem categorias específicas, como a C e D.

Abquesia Farias

Especialista em Redação por mais de 5 anos, escreve textos para o Revista dos Benefícios com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.
Botão Voltar ao topo