Desenrola FIES: mais de 800 mil estudantes ainda podem renegociar dívidas com desconto de até 99%; veja como fazer
Mais de 844 mil alunos ainda podem participar do Desenrola Fies, programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com descontos que chegam a 99%.
A saber, esse número vem do último relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério.
Conforme explica o especialista Saulo Moreira, do site Revista dos Benefícios, o Desenrola Fies é um programa lançado em novembro de 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
O objetivo principal dessa iniciativa é reduzir significativamente a taxa de inadimplência no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que chegou a mais de 50% dos contratos vigentes neste ano.
O MEC estendeu o prazo para aderir ao programa até 31 de dezembro deste ano, conforme a Resolução nº 60/2024, publicada em 30 de agosto. Podem pedir renegociação pelo Desenrola Fies aqueles com dívidas em contratos feitos até 2017 e inadimplentes até 30 de junho de 2023.
Os descontos e condições variam conforme o perfil do devedor. Estudantes com dívidas atrasadas há mais de 360 dias e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que receberam auxílio emergencial podem ter descontos de até 99%.
Programa de renegociação do Fies
- O Programa de Renegociação do Fies foi iniciado em novembro de 2023, com duas extensões até o momento.
- Seu objetivo é diminuir o alto índice de inadimplência no Fundo de Financiamento Estudantil, que ultrapassou 50% dos contratos ativos neste ano.
- As negociações são destinadas aos estudantes que assinaram contratos até o final de 2017 e tinham dívidas vencidas e não quitadas até 30 de junho de 2023.
- Para tornar o pagamento mais acessível, o estudante pode optar entre dividir em até 150 parcelas ou pagar à vista.
- É importante lembrar que o parcelamento inclui juros. Este ano, o MEC também lançou o Fies Social, visando aumentar o acesso ao ensino superior no país.
Documentação necessária:
- Cópia e original do RG, CPF e comprovante de endereço do estudante e do fiador
- Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização (DRA)
- Declaração de ausência ou desistência de processo judicial
- Comprovante de renda do fiador, que deve ser no mínimo o dobro do valor da nova prestação
Condições para renegociação do Programa:
Contratos em atraso há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023:
- Pagamento à vista: Abatimento de 100% nos juros e 12% no valor principal
- Parcelamento: até 150 meses sem cobrar juros e multas
Contratos com mais de 360 dias de atraso em 30 de junho de 2023:
- As condições a seguir são exclusivas para inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
- Desconto de 92% sobre o total da dívida para quitação do saldo devedor em até 15 parcelas mensais consecutivas.
Como Renegociar pelo Desenrola Fies
O processo de renegociação pelo Desenrola Fies pode ser realizado tanto pela Caixa Econômica Federal quanto pelo Banco do Brasil.
- No caso da Caixa, o beneficiário pode acessar o aplicativo da instituição, entrar em contato pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104 ou ligar para a Central de Atendimento no número 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do país).
- Já no Banco do Brasil, o processo pode ser iniciado pelo aplicativo do banco, pelo WhatsApp no número 61 4004 0001 ou ainda pela Central de Atendimento do BB no número 0800 729 0001.