A conta poupança é uma ótima opção para aqueles que desejam começar a economizar e criar uma reserva financeira. Um dos bancos mais conhecidos por oferecer esse tipo de conta é a Caixa Econômica Federal.
Para abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal, você precisa comparecer a uma agência ou correspondente autorizado mais próximo de você. Infelizmente, a Caixa não oferece a opção de abertura de conta poupança por meios digitais, como aplicativo ou site.
Ao comparecer à agência, você precisará levar alguns documentos necessários, como o CPF, comprovante de residência e RG. Esses documentos são importantes para que o banco possa verificar sua situação financeira e fazer uma busca nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Pessoas com dívidas ou irregularidades podem ter dificuldades na aprovação de crédito pela instituição devido ao score baixo. Após apresentar os documentos, você deve solicitar a abertura da conta poupança a um atendente. Em seguida, será necessário ler e assinar o contrato.
Vale ressaltar que, ao abrir uma conta poupança na Caixa, você não precisa pagar nenhuma taxa de abertura nem realizar um depósito inicial.
Assim que a conta for aberta, um cartão de débito Caixa será enviado para o endereço fornecido. Com esse cartão, você poderá fazer saques e compras utilizando o saldo disponível em sua conta poupança.
Rendimento da Poupança na Caixa
Uma das principais dúvidas das pessoas ao abrir uma conta poupança é sobre o rendimento do dinheiro depositado. Na Caixa Econômica Federal, o rendimento da poupança está vinculado à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia.
A partir de maio de 2012, a remuneração da poupança passou a ser de 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada e vigente na data de início do período de rendimento.
Caso a meta da taxa Selic seja superior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês. Por outro lado, se a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%, a taxa de juros da poupança será de 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada e vigente na data de início do período de rendimento.
É importante destacar que, para os depósitos antigos, realizados até maio de 2012, a remuneração é feita por meio da taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os saldos atualizados monetariamente pela TR, a taxa referencial diária do Banco Central.
Valor mínimo para abrir uma conta Poupança na Caixa
Ao contrário de outros tipos de contas, como a conta-corrente, a conta poupança não exige um valor mínimo para ser aberta na Caixa Econômica Federal.
A instituição não cobra nenhum pagamento para a abertura da poupança. O procedimento pode ser feito de forma gratuita em uma das agências do banco.
No entanto, é importante ressaltar que, caso você finalize o processo de abertura e não movimente sua conta em até 180 dias, o banco pode realizar o encerramento automático da sua conta.
Para evitar esse tipo de situação, é recomendado que você mantenha seu cadastro ativo, efetuando transações frequentemente.
Tipos de Conta Poupança na Caixa
A Caixa Econômica Federal oferece diferentes tipos de conta poupança para atender às necessidades e preferências dos clientes. Confira abaixo algumas das modalidades disponíveis:
Poupança Tradicional
A poupança tradicional da Caixa é a conta poupança mais comum, aberta em uma das agências do banco mediante a apresentação dos documentos solicitados, como RG e comprovante de residência.
Essa conta pode ser criada para adultos, crianças ou qualquer dependente. Com essa opção, é possível armazenar seu dinheiro em uma conta específica e ter um cartão dedicado para movimentações.
A poupança tradicional pode ser gerenciada nas agências da Caixa, terminais de autoatendimento, no Internet Banking Caixa e no aplicativo para celular.
Poupança Fácil
A poupança fácil é uma modalidade facilitada de conta poupança da Caixa. Ela pode ser aberta em qualquer agência ou unidade lotérica autorizada. O limite de depósito mensal é de R$3.000,00.
Com essa conta, é possível utilizar um cartão de débito para realizar compras, depósitos, consultas de saldo, transferências e outras operações.
Poupança Integrada
A poupança integrada é uma conta poupança que já vem de forma gratuita junto com a conta-corrente da Caixa. Ela oferece todas as facilidades da poupança tradicional e pode ser gerenciada juntamente com a conta-corrente.
Poupança Social Digital
A poupança social digital é uma opção de conta bancária simplificada criada pela Caixa Econômica Federal para receber benefícios sociais do governo e do FGTS.
Ela é aberta automaticamente de acordo com a Lei 14.075/2020 e pode ser acessada através do aplicativo Caixa Tem. A conta não cobra tarifas e permite receber depósitos, fazer pagamentos, transferências, além de possuir um cartão de débito virtual para compras online e transações Pix.
Poupança Digital
A conta poupança digital oferece todos os serviços da poupança social digital e ainda disponibiliza mais funcionalidades no aplicativo Caixa Tem. Ela é uma conta totalmente gratuita, com rendimento de poupança e sem limite de movimentação.
Com a poupança digital, você pode fazer pagamentos, transferências, sacar dinheiro sem cartão em terminais de autoatendimento e Correspondentes Caixa Aqui Transacionais.
Também é possível utilizar o cartão de débito virtual para compras e ter acesso a produtos de seguridade e crédito, sujeito a avaliação e aprovação pela Caixa.
Vale a pena abrir uma Conta Poupança na Caixa?
Abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal pode ser uma excelente maneira de começar a economizar e criar uma reserva financeira.
Apesar de não ser o investimento com as maiores taxas de retorno, a poupança oferece a segurança de uma administração simples e sem cobrança de taxas mensais, como anuidade ou taxas de serviço.
Se você possui um objetivo financeiro de curto prazo, como adquirir um carro, fazer uma viagem ou pagar algum tipo de serviço, a conta poupança da Caixa pode ser uma boa opção. Ela permite um controle financeiro simples e tem um pequeno rendimento mensal.
No entanto, se seus objetivos são mais ambiciosos e você busca um investimento com maior rentabilidade, pode ser interessante analisar outras opções, como fundos imobiliários, CDBs, entre outros.