EconomiaGeral

Caixa e Banco do brasil entram em greve nesta segunda-feira (09) e assusta brasileiros; veja as consequências

Em 9 de setembro de 2024, funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal começam greve sem data para terminar. Veja as propostas e informações sobre a decisão, incluindo as principais demandas e mudanças esperadas.

Razões da paralisação

A greve sem prazo foi provocada pelo descontentamento com a oferta de aumento apresentada pela Fenaban. De acordo com o Sindicato dos Bancários do RN, a decisão foi unânime entre os líderes sindicais. O principal ponto de atrito foi a proposta de reajuste salarial que, segundo os trabalhadores, não atende às expectativas e necessidades da classe.

Ofertas da FEBRABAN

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) apresentou as seguintes propostas para a renovação dos acordos coletivos:

Propostas de aumento e benefícios

  • Reajuste Salarial: Aumento de 4,64% nos salários e benefícios para 2024, com ganho real de 0,7%. Em 2025, acréscimo real de 0,6% acima da inflação para salários e verbas extras.
  • Pisos Salariais: Elevação de 15% nos valores mínimos.
  • Oportunidades de Capacitação: 3.000 vagas de treinamento em TI destinadas às mulheres.
  • Verba de Requalificação: Aumento de 8%, chegando a R$ 2.285,00.

Os trabalhadores recusaram as ofertas, julgando os aumentos reais insuficientes para recuperar o poder de compra perdido.

Banco do Brasil: Propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)

O BB apresentou várias sugestões para renovar o ACT, incluindo:

Principais pontos

  • Teto de PLR: Máximo de sete salários anuais, pagos três dias úteis após assinatura do acordo.
  • Novos Cargos: Criação de 4.000 vagas de 6 horas com salário maior que caixas, 2.700 vagas de 8 horas acima de supervisor de atendimento, e 500 vagas de gerente de relacionamento.
  • Aumento Salarial: Elevação do valor de referência para assistentes júnior e pleno, beneficiando cerca de 4.000 funcionários.
  • Saúde e Previdência: Compromisso de resolver questões até 31/07/2025, com reuniões trimestrais.
  • Benefícios Adicionais: Manutenção da gratificação do Caixa para agentes comerciais até dezembro, prioridade para caixas em novas funções e programa de qualificação.

Caixa Econômica Federal: Propostas para o ACT

A Caixa também apresentou suas sugestões para o acordo:

Principais pontos

  • Licença-Maternidade: Possibilidade de mães transferirem até 60 dias da licença para o pai, se ambos forem funcionários de empresas do programa Empresa Cidadã. Opção de estender a licença para 120 dias, reduzindo a jornada pela metade.
  • Horário Flexível: Jornada de trabalho adaptável, priorização do trabalho remoto e opção de reduzir até 25% da carga horária para cuidar de dependentes.
  • Prioridades e Transferências: Preferência na realocação para funcionários com deficiência e pais de dependentes com necessidades especiais. Ampliação de agências com possibilidade de substituição de gerentes.
  • Cargos e Vantagens: Reintrodução das funções de caixa e tesoureiro com jornada de 6 horas, contratação de até 500 novos funcionários para essas posições e adicional para 7ª e 8ª horas dos tesoureiros.

Consequências da Paralisação

A greve interfere diretamente no dia a dia dos trabalhadores, gerando dúvidas sobre as negociações e possíveis atrasos em salários e benefícios. Uma paralisação por tempo indeterminado pode aumentar a pressão sobre os empregadores para atender às reivindicações da categoria.

Efeitos para os clientes

Os usuários dos bancos podem encontrar obstáculos nos serviços, como atendimento reduzido, demoras em transações e problemas no acesso a certos serviços bancários. A greve pode afetar a eficiência das agências, causando transtornos para quem depende dos serviços bancários cotidianos.

Benefícios dos Bancos Estatais

Agora abordaremos as vantagens comuns à CAIXA e ao Banco do Brasil. Ambos são instituições federais, geridas pelo Governo. Suas taxas de juros são as mais baixas do mercado nacional.

Portanto, se você planeja pedir um empréstimo ou usar cartão de crédito, é preferível escolher um desses bancos públicos. Mesmo que não esteja considerando um empréstimo agora, ele pode se tornar necessário no futuro. Por isso, é sempre importante levar em conta as taxas de juros oferecidas.

Abquesia Farias

Especialista em Redação por mais de 5 anos, escreve textos para o Revista dos Benefícios com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *