PIS-PASEPDireitos do TrabalhadorEconomia

CAIXA confirmou: GRANDE VITÓRIA para quem já tem 5 anos de carteira assinada e trabalhou em 2023

CAIXA confirmou: GRANDE VITÓRIA para quem já tem 5 anos de carteira assinada e trabalhou em 2023
CAIXA confirmou: GRANDE VITÓRIA para quem já tem 5 anos de carteira assinada e trabalhou em 2023. Foto: Reprodução

O pagamento do PIS/PASEP é aguardado por milhões de brasileiros, principalmente para quem já possui cinco anos ou mais com carteira assinada.

A saber, o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios destinados aos trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos, respectivamente.

Esses programas têm como objetivo movimentar a economia brasileira, além de proporcionar uma renda extra aos profissionais que se enquadram nos requisitos.

Quem Tem Direito ao PIS/PASEP?

De acordo com as informações apuradas, os trabalhadores com carteira assinada (CLT) e os servidores públicos são elegíveis ao recebimento do PIS/PASEP, desde que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base de referência. O valor do abono salarial pode variar entre R$ 118 e um valor máximo, que é reajustado anualmente.

Antes da pandemia de COVID-19, o PIS/PASEP era pago no ano seguinte ao trabalhado. Isso significava que, em 2024, seria pago o abono salarial referente a 2023. No entanto, a pandemia acabou mudando esse calendário, fazendo com que o valor fosse pago a cada dois anos.

Pagamento do PIS/PASEP 2025

Sendo assim, o PIS/PASEP referente ao ano-base 2023 será pago apenas em 2025. Essa mudança no calendário de depósitos impacta diretamente os profissionais que trabalharam com carteira assinada em 2023, pois eles terão que aguardar até 2025 para receber o abono salarial.

Consulta do Saldo do PIS

Além de obter o número do PIS, é importante saber como consultar o seu saldo e acompanhar os valores a que você tem direito. Existem algumas formas de fazer essa consulta:

  1. Aplicativo Caixa Tem: Se você já possui conta na Caixa Econômica Federal, o aplicativo Caixa Tem exibirá todas as informações relacionadas ao seu PIS, incluindo as datas de pagamento do abono salarial.
  2. Aplicativo Gov.br: Por meio do aplicativo Gov.br, integrado aos sistemas do governo, você pode consultar o seu saldo do PIS.
  3. Cartão Cidadão: Ao solicitar o Cartão Cidadão em uma agência da Caixa Econômica Federal, você poderá verificar o seu saldo do PIS.
  4. Ligação para a Previdência Social: Ligando para o número 135 da Previdência Social e seguindo as opções, você pode obter informações sobre o seu saldo do PIS.

Essas são as principais formas de consultar o número e o saldo do seu PIS, garantindo que você tenha acesso a todos os benefícios e direitos relacionados a esse importante programa.

De acordo com o especialista contábil do site Revista dos Benefícios, Saulo Moreira, o número do PIS é um documento essencial para os trabalhadores brasileiros, pois permite o acesso a uma série de direitos e benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego e saque do FGTS.

Abquesia Farias

Especialista em Redação por mais de 5 anos, escreve textos para o Revista dos Benefícios com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *