Benefícios SociaisBolsa FamíliaGeral

NOTÍCIA TRISTE HOJE (04/04)! Novos Bloqueios para CPFs 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 do Bolsa Família que NÃO VÃO receber em abril

NOTÍCIA TRISTE HOJE (03/04)! Novos Bloqueios para CPFs 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 do Bolsa Família que NÃO VÃO receber em abril
Imagem: Reprodução

O programa Bolsa Família é uma importante iniciativa do governo federal que busca auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social. Porém, com a chegada de abril, muitos segurados do programa estão enfrentando a preocupação de não receber o benefício devido a bloqueios decorrentes de irregularidades nos cadastros

O MDS realiza periodicamente um pente-fino no Cadastro Único (CadÚnico) com o objetivo de identificar famílias com dados desatualizados ou irregulares.

Essa medida visa garantir a transparência e a correta destinação dos recursos do programa. Quando são identificadas irregularidades, como informações desatualizadas, renda familiar acima do permitido ou duplicidade de cadastros, os benefícios podem ser bloqueados.

Os segurados que tiveram seus benefícios bloqueados costumam ser notificados por meio do aplicativo do Bolsa Família, onde recebem informações sobre a necessidade de esclarecer dados do seu cadastro.

Em alguns casos, o bloqueio pode estar relacionado à averiguação de moradia, sendo necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e atualizar as informações cadastrais.

Desbloqueio e parcelas retroativas do Bolsa Família

Para aqueles que conseguirem atualizar seus dados dentro do prazo estipulado, há a possibilidade de desbloqueio do benefício.

O tempo para o desbloqueio ocorrer pode variar de 15 a 45 dias, dependendo do grau de irregularidade do cadastro. Além disso, os segurados podem receber as parcelas retroativas do benefício, que ficaram suspensas durante o período de bloqueio.

No entanto, apesar dos bloqueios, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do Bolsa Família para o mês de abril. O repasse seguirá o calendário escalonado, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira o calendário completo abaixo:

  • NIS de final 1: dia 17 de abril;
  • NIS de final 2: dia 18 de abril;
  • NIS de final 3: dia 19 de abril;
  • NIS de final 4: dia 22 de abril (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 5: dia 23 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril;
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 29 de abril (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 0: dia 30 de abril.

É importante ressaltar que, mesmo com os bloqueios, o pagamento do Bolsa Família está garantido para os segurados que não tiveram seus benefícios suspensos.

Medidas do Governo para regularização dos Cadastros

Diante dos bloqueios, o governo tem adotado medidas para auxiliar os segurados a regularizar suas situações cadastrais e garantir o acesso contínuo ao Bolsa Família.

Uma das iniciativas é a notificação por meio do aplicativo do Bolsa Família, onde os beneficiários são informados sobre a necessidade de atualizar seus dados.

Além disso, em casos em que o bloqueio está relacionado à averiguação de moradia, os titulares têm um prazo de até 60 dias para comparecer ao CRAS e atualizar suas informações. Esse é um momento importante para retificar qualquer inconsistência nos dados cadastrais e evitar o cancelamento do benefício.

Abquesia Farias

Especialista em Redação por mais de 5 anos, escreve textos para o Revista dos Benefícios com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *