EconomiaGeralNotícias

Banco Central COMUNICA novo vazamento de mais de 87.000 chaves Pix e ASSUSTA brasileiros no CPF

Banco Central COMUNICA novo vazamento de mais de 87.000 chaves Pix e ASSUSTA brasileiros no CPF
Banco Central COMUNICA novo vazamento de mais de 87.000 chaves Pix e ASSUSTA brasileiros no CPF – Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

O Banco Central (BC) divulgou recentemente um novo caso de vazamento de dados no sistema Pix. Segundo o BC, ocorreu um incidente envolvendo as chaves Pix da empresa Sumup Sociedade de Crédito Direto, afetando a segurança dos dados de 87.368 usuários.

Embora as informações vazadas sejam de natureza cadastral e não permitam acesso direto às contas bancárias, é importante estar atento aos possíveis golpes e fraudes que podem surgir a partir dessas informações.

Novo vazamento de dados

De acordo com o comunicado do Banco Central, o vazamento de dados ocorreu com as chaves Pix sob a responsabilidade da empresa Sumup Sociedade de Crédito Direto.

Entre as informações expostas estão nomes, CPFs (com máscara de proteção), informações de instituição financeira, agência e número da conta. O BC enfatizou que não foram comprometidas informações sensíveis, como senhas, movimentações ou saldos financeiros.

No entanto, é importante ressaltar que o vazamento de dados cadastrais pode abrir portas para golpes e fraudes.

Com informações básicas em mãos, os criminosos podem tentar realizar ataques de engenharia social, buscando obter informações adicionais que possibilitem acessar recursos financeiros de forma ilícita.

Portanto, os usuários afetados devem estar atentos e desconfiar de qualquer forma de contato que possa ser suspeita, como e-mails, mensagens de texto ou chamadas telefônicas relacionadas ao incidente.

Os usuários afetados pelo vazamento receberão notificações exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira relacionada.

É importante não fornecer informações pessoais ou financeiras por outros meios de contato, pois isso pode resultar em tentativas de golpe.

Medidas de segurança da empresa 

Diante desse novo vazamento de dados, é fundamental adotar medidas de segurança adicionais para proteger-se contra possíveis golpes e fraudes. Algumas precauções que podem ser tomadas incluem:

  • Mantenha-se informado: Acompanhe as notícias e comunicados do Banco Central e das instituições financeiras envolvidas para estar ciente de possíveis atualizações e orientações;
  • Verifique suas transações: Monitore regularmente suas transações bancárias para identificar qualquer atividade suspeita. Caso identifique algo fora do comum, entre em contato imediatamente com sua instituição financeira;
  • Fortaleça suas senhas: Utilize senhas fortes e únicas para suas contas bancárias e evite compartilhá-las com terceiros. Considere o uso de autenticação em dois fatores para adicionar uma camada extra de segurança;
  • Seja cauteloso com solicitações de informações: Desconfie de solicitações de informações pessoais ou financeiras por e-mail, telefone ou mensagem de texto. Instituições financeiras legítimas não costumam solicitar esse tipo de informação por esses meios;
  • Mantenha seu dispositivo seguro: Utilize um software antivírus atualizado em seus dispositivos para proteger-se contra malwares e outras ameaças virtuais. Mantenha também seu sistema operacional e aplicativos sempre atualizados.

Outros casos de vazamento de dados

Infelizmente, esse não é o primeiro caso de vazamento de dados envolvendo o sistema Pix. Na semana anterior, o Banco Central também comunicou um incidente de vazamento de dados cadastrais de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e da Empresa de Pequeno Porte Limitada. Esse vazamento envolveu um total de 46.093 chaves Pix.

É fundamental que as instituições financeiras responsáveis pelo sistema Pix estejam constantemente aprimorando suas medidas de segurança para evitar novos incidentes e proteger a privacidade e a segurança dos usuários.

O Banco Central está monitorando de perto esses casos e tomando as medidas necessárias para garantir a integridade do sistema.

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais