Auxílio-gás vai ser pago em setembro a partir do dia 17/09? Saiba mais
Vale-gás é hoje um dos principais programas de assistência social do Brasil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, mais de 5 milhões de brasileiros têm direito a esse benefício.
O programa funciona a cada dois meses. Na prática, isso quer dizer que o pagamento acontece de dois em dois meses. Por exemplo, se o último pagamento foi em agosto, o próximo não será em setembro, mas sim em outubro.
Assim, podemos dizer que os mais de 5 milhões de beneficiários do programa terão que aguardar algumas semanas para receber o próximo pagamento. Esse sistema de pagamentos a cada dois meses existe desde o começo do programa, em dezembro de 2021.
Os criadores do programa acreditam que um botijão de gás dura mais de dois meses. Por isso, os pagamentos são feitos a cada dois meses.
Quem pode receber o Vale-gás em outubro
A boa notícia é que quem ainda não recebe o Vale-gás tem tempo de se cadastrar para receber o benefício em outubro.
É importante saber que não existe uma inscrição direta para o Vale-gás. Para receber o benefício, é preciso ter um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico e ter uma renda por pessoa de até meio salário mínimo.
Além disso, é necessário que a pessoa more com pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Então, se você ainda não recebe o Vale-gás, a dica é procurar a prefeitura da sua cidade para entender como funciona o processo de cadastro no Cadúnico no seu município.
Se você já está inscrito no Cadúnico, é importante manter seus dados sempre atualizados e corretos. A atualização deve ser feita a cada dois anos ou quando houver mudanças significativas na família, como nascimentos ou falecimentos.
Preocupações com o orçamento
A ausência do pagamento do Auxílio-gás nacional em setembro pode preocupar alguns beneficiários, especialmente considerando as discussões recentes sobre o orçamento do programa.
Recentemente, vários meios de comunicação relataram que o governo federal teria reduzido parte do orçamento do Auxílio-gás nacional. Isso é verdade, mas essa redução se refere ao ano de 2025.
O plano orçamentário enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional trata apenas dos repasses para o próximo ano. Para 2024, tudo já foi definido no ano anterior e permanecerá como planejado.
Como mencionado, os pagamentos do Auxílio-gás nacional devem ser retomados normalmente em outubro, com outra liberação prevista para dezembro.
Calendário de pagamentos de setembro
Em setembro, o governo federal continuará apenas com os pagamentos do Bolsa Família. Confira abaixo o calendário completo de liberações:
- NIS final 1: Terça-feira (17);
- NIS final 2: Quarta-feira (18);
- NIS final 3: Quinta-feira (19);
- NIS final 4: Sexta-feira (20);
- NIS final 5: Segunda-feira (23);
- NIS final 6: Terça-feira (24);
- NIS final 7: Quarta-feira (25);
- NIS final 8: Quinta-feira (26);
- NIS final 9: Sexta-feira (27);
- NIS final 0: Segunda-feira (30).
É importante lembrar que esses pagamentos se referem apenas ao Bolsa Família. O Auxílio-gás nacional será retomado em outubro, seguindo seu cronograma bimestral habitual.
Fique atento às informações oficiais do governo para se manter atualizado sobre os pagamentos e possíveis mudanças nos programas sociais. Caso tenha dúvidas sobre sua situação no Cadúnico ou em relação aos benefícios, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.