Revista dos Benefícios

AUXÍLIO-GÁS surpreende seus beneficiários com novo valor e muitos comemoram

AUXÍLIO-GÁS surpreende seus beneficiários com novo valor e muitos comemoram
AUXÍLIO-GÁS surpreende seus beneficiários com novo valor e muitos comemoram – Imagem: Hugo Barreto.

A volta do Auxílio-Gás em outubro traz um alento para as famílias brasileiras de baixa renda. Este auxílio, que subsidia a aquisição de botijões de gás de cozinha, é uma peça chave para o bem-estar de milhões de pessoas no Brasil.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o programa auxiliou mais de 5,6 milhões de pessoas em agosto. O auxílio, que retorna sem valor definido, tem seu valor baseado na média do preço do botijão de gás de 13kg. Essa média, em agosto, era de R$108.

A partir dos relatórios divulgados pela agência governamental, a média do GLP de 13kg no período ficou em R$103,74. Isso pode resultar em um auxílio menor do que o oferecido em agosto. O valor será definido e divulgado a partir do dia 10 de outubro.

Quem pode receber o Auxílio-Gás?

O Auxílio-Gás é destinado às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) com renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa. Famílias que já recebem outros benefícios do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, também podem ser elegíveis para o programa.

O cadastro para o Auxílio-Gás requer uma inscrição prévia no CadÚnico. O responsável familiar deve ir até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com um comprovante de residência e documentos pessoais de todos os membros da família.

Como funciona o calendário do Auxílio-Gás?

Os depósitos do Auxílio-Gás deste mês serão efetuados em conjunto com os do Bolsa Família. Neste sentido, aqueles que fazem parte dos dois programa recebem um parcela maior a cada dois meses, quando o auxílio é liberado. Abaixo, seguem as datas:

  • NIS final 1: 18 de outubro;
  • NIS final 2: 19 de outubro;
  • NIS final 3: 20 de outubro;
  • NIS final 4: 23 de outubro;
  • NIS final 5: 24 de outubro;
  • NIS final 6: 25 de outubro;
  • NIS final 7: 26 de outubro;
  • NIS final 8: 27 de outubro;
  • NIS final 9: 30 de outubro;
  • NIS final 0: 31 de outubro.

Pagamento do Auxílio-Gás

Para verificar se você foi selecionado para receber o Auxílio-Gás, é necessário baixar o aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para iPhone (iOS) e Android. Após fazer o download do aplicativo, você deve criar um cadastro na plataforma e inserir seu número de CPF para consultar.

Os beneficiários do programa podem fazer saques sem cartão em caixas eletrônicos da Caixa Econômica e em casas lotéricas. Também é possível fazer a transferência do valor pago para outras contas digitais utilizando Pix.

Como sacar o Auxílio-Gás

O beneficiários do programa podem realizar o saque do benefício pelos seguintes canais digitais:

  • Conta Poupança Social Digital;
  • Conta Poupança Caixa Fácil;
  • Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.

Ademais, o saque do Auxílio-Gás pode ser realizado em qualquer correspondente Caixa como as lotéricas, em caixas 24 horas e nas agências bancárias da instituição.

Neste sentido, basta comparecer a um dos locais mencionados com o cartão social e documento de identificação. Também é possível realizar o procedimento com o cartão com chip do antigo Auxilio Brasil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Política de privacidade e cookies