EconomiaGeral

Novembro se aproxima com notícia de alívio para os brasileiros que precisam pagar a conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária em novembro será amarela.

Isso significa uma diminuição nas contas de luz dos consumidores, considerando que em outubro está em vigor a bandeira vermelha 2.

Novembro se aproxima com notícia de alívio para os brasileiros que precisam pagar a conta de luz
Novembro se aproxima com notícia de alívio para os brasileiros que precisam pagar a conta de luz – Imagem: Reprodução.

Com essa mudança, a taxa adicional cai de R$ 7,877 (bandeira vermelha 2) para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A nova tarifa entra em vigor em 1º de novembro para todos os consumidores do país, exceto Roraima, que não faz parte do sistema interligado nacional de energia.

A Aneel justifica a decisão pela melhoria nas condições de geração de energia no país. No entanto, a agência ressalta que “as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda estão abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar”.

O sistema de bandeiras tarifárias serve como um indicador do custo real da geração de energia para o consumidor. Esse custo aumenta em períodos de estiagem, quando é preciso acionar mais usinas termelétricas.

A bandeira permaneceu verde de abril de 2022 a julho de 2024. Depois, passou para amarela, voltou ao verde em agosto, subiu para vermelha 1 em setembro e chegou ao patamar máximo (vermelha 2) em outubro.

10 dicas para economizar energia na sua conta de luz

Com a implementação da nova bandeira tarifária de energia elétrica, veja o que você pode fazer para economizar energia na sua casa:

1. Coloque a geladeira em um espaço bem ventilado

Para começar, você sabia que a geladeira é responsável por aproximadamente 30% do consumo de energia em uma casa comum?

Uma forma eficaz de economizar energia é posicionar a geladeira em um local bem ventilado da casa. Evite colocar o aparelho em espaços muito fechados.

Se sua cozinha não for bem arejada, considere outro cômodo para instalar esse eletrodoméstico.

2. Não deixe a porta da geladeira aberta

Em seguida, muitas pessoas costumam deixar a porta da geladeira aberta ao pegar ingredientes para o almoço ou guardar compras.

Porém, tente não manter a porta aberta por muito tempo e evite colocar alimentos muito quentes dentro da geladeira.

3. Mantenha a geladeira em boas condições

Além disso, é importante manter a geladeira limpa e bem conservada. Lembre-se de não cobrir as prateleiras, pois isso atrapalha a circulação do ar frio.

Se for se ausentar por um longo período, é aconselhável esvaziar e desligar a geladeira.

4. Reduza o uso do chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia em uma residência. O aquecimento de água pode representar cerca de 20% do consumo total de energia elétrica, variando conforme a temperatura da região.

Assim, evite banhos demorados e muito quentes. Desligue o chuveiro ao se ensaboar para reduzir o tempo de uso.

5. Use o chuveiro de forma consciente

Quem tem chuveiro elétrico em casa deve ficar atento ao horário de uso do aparelho.

O consumo de energia do chuveiro elétrico é maior entre 18h e 21h, justamente quando a maioria das pessoas chega em casa do trabalho.

Portanto, opte por tomar banhos quentes em outros momentos do dia. Além disso, manter a saída de água do chuveiro limpa e usar as resistências originais do aparelho também ajuda na economia.

6. Evite dormir com a TV ligada

Esse hábito prejudica muito quando se trata de economizar na conta de energia.

Por isso, abandone o costume de dormir com a TV ligada e use a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente após um período.

Dessa maneira, você logo verá os resultados da economia de energia refletidos na sua conta.

7. Gerencie o uso do ferro de passar

Atualmente, aproximadamente 7% dos gastos de energia elétrica são relacionados ao uso do ferro de passar.

Assim, junte uma quantidade considerável de roupas para passar tudo de uma vez e use a temperatura adequada para cada tipo de tecido para economizar energia.

Uma hora diária de ferro ligado pode adicionar cerca de 30 kWh na conta de energia ao final do mês. Por último, lembre-se de desligar o aparelho quando não estiver em uso.

8. Use a máquina de lavar com sabedoria

Evite usar a máquina de lavar para poucas peças de roupa, preferindo ligá-la apenas quando estiver com a capacidade máxima.

Também é importante dosar corretamente o sabão para evitar a necessidade de enxágue extra. Outra dica que pode ajudar na economia de energia é limpar regularmente o filtro da máquina.

9. Use as lâmpadas de casa de forma inteligente

Viver sem iluminação hoje é praticamente impossível e, por isso, cerca de 20% dos gastos em uma conta de energia são devidos às lâmpadas.

No entanto, uma boa dica para economizar nesse aspecto é aproveitar ao máximo a luz natural do ambiente, evitando acender as luzes durante o dia.

Evite deixar luzes acesas em cômodos vazios e instale sensores de movimento nos corredores para que as lâmpadas acendam apenas quando necessário.

Dica importante: use somente lâmpadas com voltagem (Volts) compatível com a rede elétrica local.

10. Cuide da limpeza do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos maiores consumidores de energia em casa. Falando nisso, você já verificou se os filtros do seu aparelho estão limpos? Manter o ar-condicionado limpo ajuda a economizar energia

Filtros sujos fazem o aparelho trabalhar mais para manter a temperatura, aumentando o consumo de energia e, consequentemente, sua conta de luz.

A limpeza regular do ar-condicionado não só economiza energia, mas também melhora a qualidade do ar em sua casa. Faça a manutenção periodicamente para garantir eficiência e economia.

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais