GeralNotícias

Adeus, língua portuguesa! Brasil vai abandonar o português oficialmente e adotar um novo idioma… você sabia?

Você já se perguntou como seria se, de repente, a língua que você conhece tão bem começasse a sumir, dando lugar a algo totalmente novo?

O Brasil, com sua grande mistura cultural e influências históricas, pode estar indo para um cenário onde o português, como a gente conhece, seja trocado por um jeito novo de falar.

Adeus, língua portuguesa! Brasil vai abandonar o português oficialmente e adotar um novo idioma… você sabia?
Adeus, língua portuguesa! Brasil vai abandonar o português oficialmente e adotar um novo idioma… você sabia?. Foto: Reprodução

De acordo com o estudioso de línguas português Fernando Venâncio, em uma conversa com a BBC Brasil, a língua falada no Brasil está mudando tanto que pode, em breve, virar uma nova língua: o “brasileiro”.

Venâncio diz que essa mudança não é só questão de jeitos diferentes de falar em cada região ou gírias; é uma mudança natural que começou há muito tempo, bem antes de o Brasil ser colônia de Portugal.

De onde veio nossa língua

Fernando Venâncio conta que a língua que hoje chamamos de português nasceu num lugar bem diferente do que hoje conhecemos como Portugal.

O estudioso diz que o português nasceu de verdade no antigo Reino da Galiza, que surgiu no século 5 depois de Cristo, quando o Império Romano acabou.

Esse reino, que hoje faz parte da Espanha, foi onde nasceu a língua galega, que com o tempo virou o que conhecemos como português.

Lisboa, que hoje é o centro de Portugal, ficou muito tempo dominada pelos árabes, onde se falava um dialeto misturado com árabe e latim. Nessa época, a língua galega já estava se formando e influenciando a região.

A briga entre o galego e o português

Venâncio explica que, com o passar do tempo, a Galícia e sua língua foram aos poucos engolidas pela Espanha e pelo Portugal que conhecemos hoje.

O resultado foi que a cultura e a língua galega foram sendo apagadas, e o galego passou a ser visto como uma língua de gente do interior e sem prestígio.

Abquesia Farias

Especialista em Redação por mais de 5 anos, escreve textos para o Revista dos Benefícios com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *