Aconteceu agora: Novo benefício para MULHERES é autorizado por Lula e os requisitos já podem ser conferidos
O governo federal tem o dever de assegurar os direitos das minorias, que são grupos sociais historicamente excluídos por diversas questões, incluindo o gênero.
Uma das maneiras de combater o preconceito e buscar a igualdade de gênero é através do benefício para mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
O que é o benefício para mulheres?
É um auxílio financeiro específico destinado a lidar com uma situação de emergência. Esse auxílio é de extrema importância para garantir a subsistência em momentos mais difíceis.
A medida já recebeu a aprovação do Congresso Nacional e foi sancionada pelo presidente Lula, modificando uma lei existente. O benefício para mulheres tem validade em todo o território nacional, sendo uma forma de ampliar a proteção para as mulheres.
Quem tem direito ao benefício para mulheres?
O benefício é destinado para as mulheres vítimas de violência doméstica. Ele foi incorporado à Lei Maria da Penha como uma nova medida protetiva de urgência às vítimas.
O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados em 2020 e aprovado pelo Congresso Nacional em agosto deste ano, recebendo a sanção do presidente Lula.
Como funciona o pagamento do benefício para mulheres?
A legislação determina que o pagamento do auxílio será realizado pelos estados e municípios, com recursos que são destinados pelo governo federal para a assistência social, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Foi estabelecido um prazo máximo para o pagamento do auxílio, que é de seis meses. Esse período é necessário, pois se trata de um suporte emergencial diante da necessidade urgente de mudar de moradia, mas não se trata de um benefício permanente.
Quais são os outros benefícios e programas sociais específicos para mulheres?
Além do benefício para mulheres vítimas de violência doméstica, existem outros benefícios e programas sociais destinados às mulheres brasileiras. Alguns deles são:
- Auxílio-Maternidade;
- Bolsa Família;
- Salário Família;
- LOAS e BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Auxílio Aluguel (pode depender de cada município/estado);
- Benefício para Mãe solteira – em fase de aprovação;
- BCG: Benefício Composição Gestante – benefício complementar do Bolsa Família;
- PETI: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
- Caixa Pra Elas – da Caixa Econômica Federal;
- BB pra Elas – do Banco do Brasil;
Quais benefícios você pode receber pelo CadÚnico?
O Cadastro Único para Programas Sociais é um dos sistemas mais importantes do Brasil. Através das informações ali propostas, é possível entender quem pode receber determinado valor proveniente de algum dos benefícios sociais.
Alguns dos programas que podem ser acessados através do CadÚnico incluem:
- Bolsa Família;
- Auxílio Gás;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- Programa Minha Casa, Minha Vida;
- Telefone Popular;
- Programa Bolsa Verde.
Quais são os principais direitos das mulheres?
Existem diversos direitos básicos que visam garantir a proteção das mulheres. Alguns deles incluem: leis contra a violência doméstica, direito à saúde, direito à privacidade, direito à liberdade de expressão e direito à participação política.
Ademais, toda trabalhadora pode contar com o amparo de diversos direitos básicos, garantidos pelo Governo Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alguns desses direitos incluem: período de descanso de, no mínimo, 11 horas (entre turnos); intervalo de, no mínimo, 1 hora (para carga horária igual ou maior a 6 horas diárias); vale-transporte; falta justificada; pagamento do salário até, no máximo, o 5° dia útil de cada mês.
Como o governo está prestes a alterar as regras do FGTS?
Recentemente, uma nova discussão envolvendo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) virou pauta importante entre os representantes do Governo Federal.
A discussão está voltada para a modalidade de antecipação do Fundo, o saque-aniversário. A decisão segue em discussão e uma nova decisão poderá ser tomada a qualquer momento.