Benefícios SociaisGeral

Beneficiários do pé-de-meia com 18,19,20,21 anos pra cima que não votarem perdem o benefício? Veja as regras OFICIAIS

O programa Pé-de-Meia, recentemente lançado pelo governo federal, visa ajudar alunos do ensino médio em condição de vulnerabilidade. O projeto oferece bolsas e uma poupança, com pagamentos de R$ 200 começando a chegar aos estudantes por meio de cartões distribuídos.

O bônus de R$ 200 é depositado conforme a data de aniversário do aluno. Esse valor será usado como incentivo à matrícula até o começo de abril. A Caixa Econômica Federal (CEF) criará contas digitais automaticamente para os estudantes.

Beneficiários do pé-de-meia com 18,19,20,21 anos pra cima que não votarem perdem o benefício? Veja as regras OFICIAIS
Beneficiários do pé-de-meia com 18,19,20,21 anos pra cima que não votarem perdem o benefício? Veja as regras OFICIAIS – Imagem: Reprodução.

O Ministério da Educação (MEC) informa que o benefício é anual, mesmo em caso de mudança de escola. Os alunos podem receber o incentivo uma vez por ano letivo. Se o estudante repetir o ano, terá direito ao Pé de Meia mais uma vez.

O Pé-de-Meia atende estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade. É voltado para jovens de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

O programa abrange estudantes de 14 a 24 anos, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Espera-se que cerca de 2,5 milhões de alunos sejam beneficiados. Porém, estudantes registrados como família unipessoal no Bolsa Família não podem participar.

O objetivo do programa é dar apoio financeiro para manter os jovens na escola.

Quem pode participar do Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é para alunos do ensino médio de escolas públicas, entre 14 e 24 anos, de famílias cadastradas no CadÚnico. No início, a prioridade é para quem recebe o Bolsa Família.

As regras dizem que o aluno pode sair ou ser desligado do programa se pedir, reprovar seguidas vezes, falecer, abandonar a escola ou parar de estudar. Também perde o direito quem:

  • Não atender mais aos requisitos;
  • Tiver mais de 24 anos;
  • For considerado família unipessoal;
  • Sair da escola pública ou do Bolsa Família entre os anos letivos.

Em casos especiais, o aluno pode pedir o dinheiro guardado na poupança após terminar o ensino médio, com comprovação. Fraudes ou irregularidades fazem o aluno perder o benefício, sem chance de voltar ao programa, mesmo que ainda seja elegível.

Datas de pagamento do Pé-de-Meia

  • 26 de março: nascidos em janeiro e fevereiro;
  • 27 de março: nascidos em março e abril;
  • 28 de março: nascidos em maio e junho;
  • 1º de abril: nascidos em julho e agosto;
  • 2 de abril: nascidos em setembro e outubro;
  • 3 de abril: nascidos em novembro e dezembro.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x