A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um dos documentos mais importantes para os cidadãos na atualidade. Isso porque, por meio dessa carteira, é possível conduzir um veículo dentro das normas legais, além de possibilitar uma série de benefícios aos habilitados.
No entanto, recentemente, o Detran fez mudanças importantes em regras que afetam diretamente os motoristas idosos, especialmente quem tem mais de 60 anos. Todavia, muitos ainda desconhecem as alterações e sequer sabem como serão afetados.
Mudanças do Detran para a CNH dos idosos com mais de 60 anos
Com as novas regras, a renovação da CNH para motoristas idosos com mais de 60 anos requer um cuidado extra com as datas de vencimento para evitar possíveis penalidades.
Um dos principais requisitos é a realização de uma avaliação médica detalhada, que pode influenciar a validade do documento com base na saúde do motorista.
Além disso, as avaliações médicas se tornaram mais rigorosas, exigindo exames regulares para identificar qualquer condição que possa afetar a capacidade de conduzir com segurança.
A saber, de acordo com a especialista Carolina Ramos, do site Revista dos Benefícios, os motoristas idosos com mais de 60 anos de idade foram fortemente impactados pelas recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro.
Isso porque, para motoristas com menos de 50 anos, a CNH tem uma validade de 10 anos, o que reduz a frequência de renovação. No entanto, para aqueles entre 60 e 70 anos, o período de validade foi reduzido para 5 anos, considerando as possíveis mudanças na capacidade de dirigir com o tempo.
Agora, para os condutores com mais de 70 anos, a validade da CNH foi diminuída para 3 anos, exigindo uma verificação mais frequente da aptidão para dirigir. Essa medida é uma tentativa de garantir que apenas motoristas em condições adequadas continuem na ativa.
Como renovar a CNH?
Para renovar sua CNH, o primeiro passo é acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. É essencial garantir que seu endereço esteja atualizado no sistema do Detran, pois a falta de atualização pode resultar na entrega da CNH no endereço antigo após a renovação.
No site, selecione a opção para solicitar a renovação da CNH e preencha as informações necessárias. Após isso, o Detran emitirá um boleto com a taxa de renovação e indicará uma clínica médica credenciada para os exames.
Depois de receber as instruções, você deve ir à clínica recomendada para realizar os exames médico e psicotécnico. O exame psicotécnico é necessário apenas para motoristas que têm atividades remuneradas e possuem o ‘EAR’ (Exerce Atividade Remunerada) na CNH.
Uma vez completados os exames, sua CNH será enviada para o endereço fornecido. Vale lembrar que há uma proposta em discussão que pode tornar o exame psicotécnico obrigatório para todos os motoristas, independentemente da atividade remunerada.