O governo federal anunciou recentemente mudanças importantes no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
As alterações incluem o fim do saque-aniversário, uma modalidade de retirada de recursos que vem gerando discussões sobre seu impacto na vida dos trabalhadores.
Governo Lula encerra saque do FGTS
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou duramente a regra que impede os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário de acessar o saldo do FGTS em caso de demissão por dois anos. Segundo ele, essa medida prejudica mais de 8 milhões de brasileiros, que ficam sem acesso aos seus próprios recursos em momentos de necessidade.
“É uma excrescência essa regra da lei, e eu quero corrigir isso”, defendeu Luiz Marinho
Luiz Marinho considera essa regra uma distorção e já manifestou a intenção de corrigi-la, ressaltando a importância do FGTS como uma reserva financeira para situações de desemprego e como um fundo essencial para o financiamento de obras sociais e de infraestrutura.
Além de planejar o fim dessa restrição, o governo está trabalhando na implementação de uma nova opção de crédito consignado para os trabalhadores. Com o uso da plataforma FGTS Digital, a proposta é facilitar o acesso a empréstimos, permitindo que os trabalhadores consultem ofertas diretamente com os bancos.
Segundo a especialista Carol Farias, essa iniciativa, que ainda está em fase de testes, tem o objetivo de ampliar as possibilidades de crédito para trabalhadores formais, autônomos e microempreendedores individuais (MEI), fortalecendo o apoio financeiro em momentos de necessidade.
“Estamos negociando com as instituições bancárias e fazendo testes tecnológicos. Vamos fazer o projeto de lei e enviar ao Congresso Nacional”, disse Marinho.
Como consultar o FGTS pelo CPF?
Para consultar o saldo do FGTS pelo CPF, você tem duas opções principais: usar o aplicativo FGTS ou acessar o site da Caixa Econômica Federal.
Consultar FGTS pelo aplicativo
O aplicativo FGTS é uma ferramenta prática para acompanhar seu saldo e extrato.
- Primeiro, baixe o app na Apple Store ou na Google Play Store.
- Abra o aplicativo e clique em “Entrar no aplicativo”, informe seu CPF e siga as instruções para criar um cadastro e uma senha.
- Após verificar seu e-mail e ativar sua conta, você estará pronto para acessar todas as informações sobre seu FGTS, como saldo e extrato.
Consultar FGTS pelo site da Caixa
Outra opção é consultar o FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal.
- Acesse a página específica para o extrato do FGTS e insira seu CPF, NIS ou e-mail.
- Se for seu primeiro acesso, clique em “Cadastrar/Esqueci Senha” e siga as instruções para criar uma nova senha e confirmar seu e-mail.
- Após esse processo, você poderá acessar o site e consultar seu FGTS com todas as informações necessárias.