O cenário financeiro brasileiro é palco de uma intensa competição entre poderosos gigantes do setor. Entre eles, o Itaú tem se destacado por suas estratégias inovadoras e audaciosas. Recentemente, a instituição bancária chamou a atenção ao lançar uma novidade que promete sacudir o mercado e deixar até mesmo o Nubank, um de seus principais concorrentes, para trás.
A grande reviravolta do Itaú
De acordo com informações, ao menos cinco bancos em território nacional iniciaram a oferta de crédito consignado do BPC (Benefício de Prestação Continuada) após o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar favoravelmente o tema e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicar as regras correspondentes. E o Itaú figura entre essas instituições.
Para quem não está familiarizado, o crédito consignado é um tipo de empréstimo no qual o pagamento é descontado diretamente do benefício do responsável. Com essa modalidade, o segurado pode comprometer até 30% de sua renda com empréstimo pessoal e mais 5% com cartão de crédito, cartão de benefício ou saque.
Itaú apresenta uma proposta tentadora
Sem hesitar, o Itaú revelou que a taxa de juros para essa modalidade de empréstimo é de 1,91%. Portanto, o Itaú Unibanco disponibiliza crédito com parcela mínima a partir de R$ 150.
Na declaração, o Itaú afirmou que oferecerá “apenas o crédito pessoal consignado, com taxa de juros de 1,91% ao mês, com prazo de até 84 meses. A prestação mínima é de R$ 150. Para contratar , o segurado deverá apresentar documento de identificação, formalização do contrato e autorização para consulta de dados na Dataprev (empresa de tecnologia do governo federal)“.
Contratação simplificada e acessível a todos
Outro ponto que merece destaque é a facilidade de contratação. É possível solicitar o empréstimo por celular, caixa eletrônica, nas agências ou por meio de certificado bancário correspondente. E, melhor ainda, até mesmo quem não é cliente do banco pode contratar o empréstimo.
Por isso, é inegável que o Itaú conseguiu superar o Nubank nesse quesito. Afinal, apesar de o Nubank estar sempre lançando novidades, a fintech ainda não oferece esse tipo de serviço.
Itaú x Nubank: Quem leva a melhor?
Ao analisarmos o cenário atual, é inegável que ambos tenham seus méritos. No entanto, com essa última jogada, o Itaú parece ter levado a melhor. O banco conseguiu oferecer uma novidade que, além de ser extremamente útil para o público, ainda não foi explorada pelo Nubank.
Assim, enquanto o Nubank continua crescendo e se consolidando no mercado, o Itaú mostra que não está disposto a ficar para trás. Ao contrário, a instituição parece estar sempre em busca de inovações e novas formas de atrair e beneficiar seus clientes – e até mesmo aqueles que ainda não o são.
Portanto, é seguro dizer que a competição entre essas duas gigantes financeiras está longe de acabar. E para nós, consumidores, isso é uma excelente notícia, pois somos nós que nos beneficiamos com as inovações e melhorias contínuas que eles trazem para o mercado.
Afinal, no fim do dia, quem sai ganhando somos todos nós, clientes, que temos à disposição uma gama cada vez maior de serviços e produtos financeiros de qualidade para escolher.