AUXÍLIO-GÁS surpreende seus beneficiários com novo valor e muitos comemoram

AUXÍLIO-GÁS surpreende seus beneficiários com novo valor e muitos comemoram
AUXÍLIO-GÁS surpreende seus beneficiários com novo valor e muitos comemoram – Imagem: Hugo Barreto.

A volta do Auxílio-Gás em outubro traz um alento para as famílias brasileiras de baixa renda. Este auxílio, que subsidia a aquisição de botijões de gás de cozinha, é uma peça chave para o bem-estar de milhões de pessoas no Brasil.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o programa auxiliou mais de 5,6 milhões de pessoas em agosto. O auxílio, que retorna sem valor definido, tem seu valor baseado na média do preço do botijão de gás de 13kg. Essa média, em agosto, era de R$108.

A partir dos relatórios divulgados pela agência governamental, a média do GLP de 13kg no período ficou em R$103,74. Isso pode resultar em um auxílio menor do que o oferecido em agosto. O valor será definido e divulgado a partir do dia 10 de outubro.

Quem pode receber o Auxílio-Gás?

O Auxílio-Gás é destinado às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) com renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa. Famílias que já recebem outros benefícios do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, também podem ser elegíveis para o programa.

O cadastro para o Auxílio-Gás requer uma inscrição prévia no CadÚnico. O responsável familiar deve ir até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com um comprovante de residência e documentos pessoais de todos os membros da família.

Como funciona o calendário do Auxílio-Gás?

Os depósitos do Auxílio-Gás deste mês serão efetuados em conjunto com os do Bolsa Família. Neste sentido, aqueles que fazem parte dos dois programa recebem um parcela maior a cada dois meses, quando o auxílio é liberado. Abaixo, seguem as datas:

  • NIS final 1: 18 de outubro;
  • NIS final 2: 19 de outubro;
  • NIS final 3: 20 de outubro;
  • NIS final 4: 23 de outubro;
  • NIS final 5: 24 de outubro;
  • NIS final 6: 25 de outubro;
  • NIS final 7: 26 de outubro;
  • NIS final 8: 27 de outubro;
  • NIS final 9: 30 de outubro;
  • NIS final 0: 31 de outubro.

Pagamento do Auxílio-Gás

Para verificar se você foi selecionado para receber o Auxílio-Gás, é necessário baixar o aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para iPhone (iOS) e Android. Após fazer o download do aplicativo, você deve criar um cadastro na plataforma e inserir seu número de CPF para consultar.

Os beneficiários do programa podem fazer saques sem cartão em caixas eletrônicos da Caixa Econômica e em casas lotéricas. Também é possível fazer a transferência do valor pago para outras contas digitais utilizando Pix.

Como sacar o Auxílio-Gás

O beneficiários do programa podem realizar o saque do benefício pelos seguintes canais digitais:

  • Conta Poupança Social Digital;
  • Conta Poupança Caixa Fácil;
  • Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.

Ademais, o saque do Auxílio-Gás pode ser realizado em qualquer correspondente Caixa como as lotéricas, em caixas 24 horas e nas agências bancárias da instituição.

Neste sentido, basta comparecer a um dos locais mencionados com o cartão social e documento de identificação. Também é possível realizar o procedimento com o cartão com chip do antigo Auxilio Brasil.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.