Benefícios SociaisCadastro Único - CadúnicoGeral

DECISÃO do do governo LULA e Cadúnico em vigor HOJE (05/03) vai impactar NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 chocando brasileiros

DECISÃO do CADÚNICO e do governo LULA em vigor HOJE (04/03) vai impactar NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 chocando brasileiros
DECISÃO do CADÚNICO e do governo LULA em vigor HOJE vai impactar NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 chocando brasileiros – Imagem: Reprodução.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou recentemente um alerta importante: cerca de 7 milhões de famílias, incluindo aquelas que são beneficiárias e não beneficiárias do Bolsa Família, deverão realizar a atualização de seus dados no Cadastro Único (CadÚnico).

A saber, o CadÚnico é um registro fundamental para que o governo possa conhecer famílias de baixa renda e entender como elas vivem. Esse sistema, que é operado e atualizado pelas prefeituras, coleta informações que são utilizadas para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Além disso, o cadastro é uma porta de entrada para diversos programas, benefícios e serviços oferecidos pelo governo federal, estadual e municipal.

Entre os programas que utilizam os dados do CadÚnico estão o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Por isso, é fundamental que as informações cadastrais estejam sempre atualizadas.

Decisão que vai impactar os beneficiários com NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0

A atualização dos dados no CadÚnico faz parte de uma ação chamada Qualificação Cadastral, que engloba dois processos: Averiguação Cadastral (AVE24) e Revisão Cadastral (REV24). Esses processos buscam verificar e corrigir possíveis inconsistências nos cadastros das famílias com NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0.

Na Averiguação Cadastral, são comprovadas as informações fornecidas pelas famílias no momento do cadastro, como renda, vínculo empregatício e composição familiar. Já a Revisão Cadastral abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 2 anos.

As famílias que foram apontadas na Ação de Qualificação Cadastral deste ano estão sendo comunicadas por meio de mensagens no aplicativo do CadÚnico, disponível para smartphones nos sistemas Android e iOS, além de receberem mensagens nos aplicativos do Bolsa Família, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.

As famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

Após receberem uma notificação, os responsáveis ​​pelas famílias deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município onde vive ou no setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico.

É importante lembrar que algumas famílias podem precisar realizar uma atualização cadastral no próprio domicílio.

Para realizar a atualização, é necessário levar documentos de identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todos os membros da família que moram no mesmo domicílio.

Consequências da falta de atualização

A falta de atualização dos dados no CadÚnico pode acarretar consequências negativas para as famílias. Além de não poderem participar de programas sociais, a falta de atualização pode resultar na suspensão do pagamento de benefícios por 2 meses e, posteriormente, no cancelamento dos benefícios.

Por isso, é fundamental que as famílias estejam atentas às notificações e realizem a atualização cadastral dentro do prazo estabelecido. Dessa forma, garantem o acesso aos programas sociais e evitam problemas futuros.

Desde janeiro deste ano, os gestores municipais têm acesso às listas com os apontamentos das famílias que necessitam passar pela Qualificação do Cadastro Único. Essas listas disponíveis estão no Portal de Gestão do Cadastro Único, mediante senha habilitada no sistema.

É importante que os gestores cumpram os procedimentos e o cronograma de atualização previsto pelo MDS. Em caso de dúvidas, o MDS disponibiliza um chat exclusivo para atendimento aos técnicos e gestores municipais.

Bolsa Família faz pagamentos de março

Atenção, brasileiros, foi confirmado. Para o mês de março de 2024, os pagamentos do Bolsa Família acontecerão entre os dias 15 e 28. Os beneficiários cujo NIS termina com o número 1 receberão o pagamento no dia 15 de março. Nos dias úteis seguintes, os demais grupos vão recebendo o pagamento, de acordo com a numeração do NIS. 

Neste momento, é muito importante mencionar que os pagamentos são concluídos durante os dez últimos dias úteis de cada mês, com exceção do mês de dezembro, quando o calendário é antecipado devido às festas de final de ano. 

Confira abaixo as datas de pagamento do Bolsa Família para o mês de março de 2024, de acordo com o último dígito do NIS: 

  • NIS de final 1 – 15 de março 
  • NIS de final 2 – 18 de março 
  • NIS de final 3 – 19 de março 
  • NIS de final 4 – 20 de março 
  • NIS de final 5 – 21 de março 
  • NIS de final 6 – 22 de março 
  • NIS de final 7 – 25 de março 
  • NIS de final 8 – 26 de março 
  • NIS de final 9 – 27 de março 
  • NIS de final 0 – 28 de março 

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x