Fiat Uno, o carro que conquistou o coração dos brasileiros, encerrou sua produção após quase três décadas. Vamos relembrar a trajetória deste ícone automotivo e entender as mudanças estratégicas da montadora Fiat para o futuro.
Lançado em 1984 como substituto do pioneiro Fiat 147, o Fiat Uno Mille marcou época e fez história no Brasil durante seus 29 anos de produção. A característica marcante do Fiat Uno brasileiro era a combinação da carroceria do modelo europeu com a base de seu antecessor. Mesmo assim, era considerado um veículo atual para a sua época.
Na Europa, o Uno foi substituído pelo Punto em 1995, mas o Fiat Uno brasileiro perdurou por mais duas décadas, praticamente sem grandes mudanças em relação aos automóveis da década de 80.
O fim da linha para o Fiat Uno
Em 2013, a Fiat decidiu encerrar a produção do Uno no Brasil, encerrando assim um capítulo importante na história automotiva do país. O Fiat Uno Mille, que foi um dos carros mais amados pelos brasileiros, ficará para sempre na memória de muitos.
A Fiat, uma das principais montadoras do mundo, está sempre em constante atualização para não ficar atrás de suas concorrentes. Portanto, algumas mudanças emblemáticas estão planejadas para os próximos meses.
Uma dessas mudanças é a decisão da Fiat de parar de fabricar carros na cor cinza, investindo em cores inspiradas no mar, no sol, na terra e no céu da Itália. O objetivo dessa estratégia é trazer um diferencial para seus carros, já que 2023 é um ano de mudanças para a marca.
A Fiat e as cores
Em comunicado, a montadora confirmou que pretende reforçar a liderança da montadora como marca da alegria, das cores e do otimismo. A Itália, país das cores, inspirará os carros da Fiat a partir de agora.
Olivier François, CEO da Fiat e chefe global de marketing da Stellantis, citou: “É algo desafiador e disruptivo. Queremos inspirar as pessoas a viverem com positividade, e essa será uma das nossas missões“.
A fundação da Fiat
A Fiat, uma das principais montadoras do mundo, foi fundada no dia 11 de julho de 1899, em Turim, na Itália. Desde então, a empresa tem sido uma pioneira na indústria automotiva, apresentando inovações e conquistando mercados ao redor do mundo.
Mesmo com o fim de sua produção, o Fiat Uno deixou um legado importante no Brasil. Ele foi um carro que marcou uma geração e conquistou um lugar especial no coração dos brasileiros.
Lançamentos da Fiat 2024
Fiat Fastback 2024
O Fiat Fastback 2024 promete ser um grande sucesso. Este modelo, que já era conhecido por seu design sofisticado e moderno, agora terá ainda mais a oferecer. Além do visual moderno, o Fiat Fastback 2024 trará duas configurações de motor, proporcionando mais opções para os consumidores.
Fiat Pulse Abarth 2024
A nova linha Abarth 2024 também marca presença nos lançamentos da Fiat 2024. Atualmente, ela é composta de um único veículo, o Pulse Abarth, mas a previsão é de que mais 3 modelos cheguem para completar a família Abarth.
Fiat 500e 2024
A Fiat também está embarcando na onda dos veículos elétricos. Para 2024, a marca planeja lançar a versão eletrificada do compacto 500, o 500e. Este modelo promete mais espaço, com um comprimento 61 cm maior e 56 cm mais largo que a versão original.
Fiat Strada 2024
Por último, encerramos a lista de lançamentos da Fiat para 2024 falando da nova geração da picape média, a Strada. Esta picape foi feita para acomodar até 5 pessoas e conta com 4 portas. Além disso, a nova Strada 2024 vai ficar mais tecnológica, especialmente no interior, que vai contar com a nova central multimídia de 7 polegadas.