Direitos do TrabalhadorEconomiaGeralINSS

INSS toma FORTE DECISÃO HOJE (19/12) envolvendo ATESTADOS MÉDICOS e deixa brasileiros de queixo caído

INSS toma FORTE DECISÃO HOJE (19/12) envolvendo ATESTADOS MÉDICOS e deixa brasileiros de queixo caído
INSS toma FORTE DECISÃO envolvendo ATESTADOS MÉDICOS e deixa brasileiros de queixo caído – Imagem: Divulgação.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está tomando medidas para combater fraudes em atestados médicos enviados ao órgão para solicitação de benefícios, como o auxílio-doença.

Com o objetivo de aprimorar a checagem de dados, o INSS irá adotar a inteligência artificial, que utilizará robôs para realizar cruzamentos em bancos de dados e identificar irregularidades.

Novo sistema com inteligência artificial

A expectativa é que ainda neste mês entre em operação um novo sistema com robôs, que fará a análise dos atestados médicos de forma mais eficiente.

Esse sistema utilizará a inteligência artificial para fazer cruzamentos em bancos de dados, além de utilizar análise comportamental para identificar possíveis fraudes. Atualmente, a verificação dos atestados é feita por amostragem, o que pode resultar na não detecção de algumas fraudes.

Com a implementação da inteligência artificial, será possível conferir diversos aspectos dos atestados, como a identificação dos médicos, os registros no CRM, a grafia dos profissionais e até mesmo os disparos em massa de um mesmo IP.

Combate às fraudes

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressaltou que quem fraudar atestados médicos será responsabilizado criminalmente. Já foram identificados alguns casos de fraudes e eles foram entregues à Polícia Federal, que tomará as medidas necessárias.

É importante destacar que apresentar atestado médico falso é considerado crime e pode resultar em penalidades para o infrator. Um dos casos já identificados e entregues à PF foi o de uma profissional de São Paulo que utilizou quatro padrões de letras diferentes em seus atestados.

Além disso, descobriu-se que a médica sequer trabalhava no hospital informado no atestado médico. Essa é apenas uma das situações em que a inteligência artificial poderá atuar de forma eficaz na detecção de fraudes.

Medidas para reduzir a fila de pedidos

Além de combater fraudes nos atestados médicos, o INSS tem adotado uma série de medidas para tentar reduzir a fila de segurados aguardando análise de solicitações de aposentadorias, pensões ou auxílios-doença.

Entre essas medidas, está o envio de documentação por meio da plataforma do INSS e o atendimento à distância via telemedicina. De acordo com o Portal da Transparência Previdenciária, a fila do INSS conta com mais de 1,6 milhão de pedidos aguardando análise.,

O objetivo do governo é atender todos esses pedidos em até 30 dias até dezembro de 2024, 15 dias a menos do que o prazo legal. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o governo está trabalhando para colocar todos os pedidos em espera de até 45 dias até dezembro de 2023. A intenção é criar um novo modelo mais ágil e rápido para o atendimento dos segurados.

Calendário de dezembro do INSS

Confira as datas programas para o pagamento deste mês:

Para quem recebe um salário mínimo:

  • Final 1: 21 de dezembro;
  • Final 2: 22 de dezembro;
  • Final 3: 26 de dezembro;
  • Final 4: 27 de dezembro;
  • Final 5: 28 de dezembro;
  • Final 6: 2 de janeiro;
  • Final 7: 3 de janeiro;
  • Final 8: 4 de janeiro;
  • Final 9: 5 de janeiro;
  • Final 0: 8 de janeiro.

Para quem recebe mais que o salário mínimo:

  • Final 1 e 6: 2 de janeiro;
  • Final 2 e 7: 3 de janeiro;
  • Final 3 e 8: 4 de janeiro;
  • Final 4 e 9: 5 de janeiro;
  • Final 5 e 0: 8 de janeiro.

É importante ressaltar que essas datas são válidas para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo. Para aqueles que recebem um salário mínimo, o pagamento é realizado de acordo com um calendário à parte.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x