EconomiaNotícias

Receita Federal emite comunicado sobre lote residual da restituição do imposto de renda

Nesta terça-feira (25), a Receita Federal disponibilizou a consulta a um lote remanescente da restituição do Imposto de Renda referente ao mês de março de 2025. A liberação do crédito ocorrerá no dia 31 de março para 120.039 destinatários.

Desse total, 25.796 serão reembolsados a contribuintes que possuem prioridade legal. Outras 75.790 referem-se aos que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber através do Pix.

O que é lote residual de restituição do IRPF 2025?

Os pagamentos do lote residual do Imposto de Renda são realizados após os depósitos habituais da restituição para quem foi pego na malha fina, mas resolveu as inconsistências.

Em outras palavras, é pago aos contribuintes que tiveram um imposto retido a mais do que o devido. Este cálculo é realizado após a declaração do Imposto de Renda, após uma avaliação detalhada.

Quando ocorre um erro na declaração, o declarante precisa retificar as informações. Depois da correção, se ele tiver direito à devolução, será incluído nos lotes remanescentes de pagamento.

Este também é segmentado em cinco segmentos. Assim, se existem pendências, tente resolvê-las o quanto antes para antecipar o seu pagamento e garantir o primeiro lote.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para verificar se a sua devolução já foi creditada, acesse o site da Receita Federal. Portanto, selecione “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar a Restituição”.

Na página, encontrará instruções e os meios de fornecer o serviço. Assim, você pode consultar de forma simplificada ou completa a sua declaração através do extrato disponível no e-CAC.

Ademais, a Receita Federal oferece aplicativos que possibilitam a consulta do lote remanescente da restituição do Imposto de Renda diretamente nos sistemas da Receita Federal, bem como o registro de um CPF.

Como é feito o pagamento do lote residual do IRPF?

A Receita Federal efetua o crédito do lote remanescente da restituição do Imposto de Renda somente em contas bancárias em nome do contribuinte.

Assim, os procedimentos de segurança impedem o pagamento se os dados bancários fornecidos estiverem incorretos ou se houver algum problema na conta de destino.

Para evitar danos ao contribuinte, o Banco do Brasil pode remarcar o pagamento até um ano após a primeira falha na tentativa de depósito financeiro.

Portanto, basta dirigir-se a uma agência autorizada ou contatar os números de telefone do Banco do Brasil. Assim, ele precisa alterar as informações para uma conta de sua propriedade e fornecer o número do recibo da declaração.

Se o resgate não for solicitado em até um ano, deve ser solicitado através do Portal e-CAC no site da Receita Federal. Em tal situação, basta ir ao menu Declarações e Demonstrativos e solicitar o pagamento.

Qual a função da Receita Federal

A Receita Federal é o órgão responsável por administrar os tributos federais, fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias e combater a sonegação fiscal no Brasil.

Além disso, atua no controle aduaneiro, regulando a entrada e saída de mercadorias no país, e na prevenção de crimes como contrabando e lavagem de dinheiro.

Receita Federal emite comunicado sobre lote residual da restituição do imposto de renda
Receita Federal emite comunicado sobre lote residual da restituição do imposto de renda

Também gerencia o CPF e o CNPJ, garantindo a regularidade cadastral de cidadãos e empresas. Seu papel é essencial para arrecadar recursos que financiam serviços públicos, como saúde, educação e infraestrutura, garantindo o funcionamento do Estado.

Por fim, o imposto de Renda é fundamental para o funcionamento do país, pois é uma das principais fontes de arrecadação do governo, financiando serviços essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Além disso, permite a redistribuição de renda, já que é cobrado de forma progressiva, ou seja, quem ganha mais paga uma alíquota maior.

Também contribui para a fiscalização e transparência financeira, ajudando a combater a sonegação fiscal e garantindo que empresas e cidadãos cumpram suas obrigações tributárias. Dessa forma, o Imposto de Renda é essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Thaymã Rocha

Thaymã Oliveira Rocha é graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Educação, situado na Rodovia Itabuna-Ilhéus. Aos 20 anos, já acumula mais de cinco anos de experiência como redator web, desenvolvendo conteúdos de alta qualidade sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas. Apaixonado pela escrita e pela produção de conteúdo digital, Thaymã encontrou na redação uma maneira de tornar informações complexas mais acessíveis e compreensíveis para o público. Seu trabalho se destaca pela clareza, objetividade e compromisso com a precisão das informações. Sempre atento às mudanças no cenário digital e educacional,… Mais »
Botão Voltar ao topo