Você faz parte do grupo de brasileiros que esperava receber o Bolsa Família no Caixa Tem na data prevista? Se sim, a notícia pode não ter sido muito agradável, certo?
Isso porque muitos trabalhadores ficaram surpresos ao acessar o aplicativo para usar o dinheiro e descobrir que a Caixa estava pedindo uma atualização cadastral no Caixa Tem.
Esse problema afetou milhares de pessoas que receberam o abono salarial PIS/PASEP ou a nova parcela do Bolsa Família na conta digital da Caixa, impedindo que alguns clientes pudessem usar o dinheiro já depositado.
Quanto tempo leva para atualizar o cadastro do Caixa Tem?
Vamos ao que interessa. Se você já atualizou seus dados no Caixa Tem, deve estar aguardando a liberação do acesso. De acordo com a Caixa, esse processo de análise dos documentos pode demorar até 48 horas.
No entanto, em alguns casos, a atualização cadastral do Caixa Tem é concluída antes disso. Por isso, o usuário deve continuar acessando o aplicativo para verificar se o acesso à conta já voltou ao normal.
Outra dica para evitar ou reduzir problemas no app é garantir que você tenha instalado a versão mais recente do Caixa Tem no seu celular. A última versão lançada pela Caixa (v.1.89.3) foi em 26 de junho de 2024.
Como sacar o PIS usando o Cartão Cidadão?
A Caixa disponibiliza o pagamento do abono salarial em conta corrente, conta poupança e poupança social digital (criada automaticamente para quem ainda não possui).
O saque do dinheiro pode ser realizado através do aplicativo Caixa Tem, lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.
Quando não é possível depositar em uma conta Caixa existente ou abrir uma poupança no Caixa Tem, o beneficiário pode retirar o abono PIS utilizando o Cartão Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, agências e correspondentes Caixa.
Se ainda não possuir o Cartão Cidadão, é possível sacar o abono salarial em qualquer agência da Caixa apresentando um documento de identificação oficial.
Quando o abono PIS é depositado no Caixa Tem?
A Caixa informa que os benefícios sociais começam a ser disponibilizados no início do dia. O trabalhador terá o valor creditado na conta até às 9h da manhã.
O momento exato do depósito no Caixa Tem pode variar para cada beneficiário. O número de acessos simultâneos ao aplicativo também pode influenciar, causando eventuais erros como “conta não encontrada”.
Como desbloquear o Caixa Tem via WhatsApp?
Os usuários do aplicativo Caixa Tem podem desbloquear e regularizar o acesso seguindo algumas etapas, que direcionam o indivíduo para o atendimento da Caixa.
- Abra o app Caixa Tem;
- Faça login na sua conta;
- Toque em Menu > Liberar Acesso;
- Você será levado a um sistema automático, que fornecerá um link para o WhatsApp;
- Clique no link para acessar o atendimento da Caixa automaticamente;
- Siga as instruções no chat, envie os documentos necessários, e seu app será desbloqueado.
Como recuperar a senha do Caixa Tem?
Se você esqueceu a senha do Caixa Tem, pode recuperá-la clicando em “Esqueci minha senha“.
Digite seu CPF, marque “Não sou um robô” e clique em Continuar. Você receberá instruções no e-mail cadastrado para criar uma nova senha de 6 dígitos.
Se não encontrar o e-mail, verifique a pasta de spam antes de tentar novamente.