Benefícios SociaisBolsa FamíliaGeral

13º do Bolsa Família tem pagamentos liberados para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 hoje (29/03)? Veja tudo

13º do Bolsa Família tem pagamentos liberados para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 hoje (29/03)? Veja tudo
13º do Bolsa Família tem pagamentos liberados para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 hoje? Veja tudo – Imagem: Revista dos Benefícios.

O 13º salário do Bolsa Família é um benefício muito aguardado pelas famílias pernambucanas. Todos os anos, mais de 1 milhão de beneficiários recebem esse abono estadual.

No entanto, o pagamento do 13º salário do Bolsa Família em 2024 ainda gera muitas dúvidas. Neste texto, reunimos as últimas novidades sobre o abono em Pernambuco e a previsão de pagamento.

O programa do 13º do Bolsa Família em Pernambuco

O programa do 13º do Bolsa Família foi criado em 2019 e prevê o pagamento de um abono anual de R$ 150 para os inscritos no programa. Tradicionalmente, o valor extra era liberado no mês de fevereiro.

Todavia, em 2023, o governo de Pernambuco anunciou o calendário do décimo terceiro apenas em maio, com o depósito realizado em junho para 1,077 milhão de famílias.

Ainda não foram anunciadas as datas oficiais de pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família em 2024. Segundo a lei nº 16.490 que criou o programa, o período para cálculo do pagamento do benefício fecha em 31 de janeiro. A partir dessa data, os valores já podem ser repassados aos beneficiários, como ocorreu entre 2020 e 2022.

Previsão de pagamento do 13º do Bolsa Família em 2024

Apesar de não haver uma previsão oficial para o pagamento do 13º do Bolsa Família em 2024, é importante destacar que a mesma lei não estabelece um prazo limite para o pagamento do benefício.

Determina apenas que o depósito dos valores deverá ocorrer conforme cronograma a ser estabelecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para receber o décimo terceiro de Pernambuco, o beneficiário deve ter recebido o Bolsa Família (Auxílio Brasil) por pelo menos seis meses no ano anterior.

É importante ressaltar que o calendário de pagamento do Bolsa Família é divulgado pelo governo federal, enquanto o calendário do 13º do Bolsa Família é definido pelo governo estadual.

Cobranças da oposição pelo pagamento do 13º do Bolsa Família

Diante da ausência de informações sobre o pagamento do 13º do Bolsa Família em 2024, a oposição ao governo de Pernambuco tem cobrado a governadora Raquel Lyra quanto ao calendário do benefício.

Em um discurso realizado no final de fevereiro, o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, questionou a governante sobre o atraso do pagamento.

O benefício é previsto em lei e costumava ser creditado em fevereiro para mais de um milhão de famílias em vulnerabilidade social. Contudo, em 2023, já havia sofrido um atraso de cinco meses“, relembrou o deputado.

A oposição espera que o governo cumpra a lei e realize o pagamento do 13º do Bolsa Família dentro do prazo estabelecido.

Consulta ao 13º do Bolsa Família em Pernambuco

Para verificar se tem direito ao décimo terceiro do Bolsa Família, o governo estadual disponibilizou um site onde as famílias podem realizar a consulta ao saldo do benefício.

A consulta pode ser feita pelo portal da Sefaz de Pernambuco, através do link https://servicosweb.sefaz.pe.gov.br/nfs_web/consulta/home.

Para realizar a consulta, o beneficiário deve preencher o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. Além disso, as famílias que recebem o Bolsa Família pelo Caixa Tem também podem verificar se o abono de R$ 150 consta no extrato de pagamento, através do aplicativo Caixa Tem.

Para receber o décimo terceiro do Bolsa Família em Pernambuco, os beneficiários devem procurar os locais habituais de pagamento, tais como agências da Caixa, postos de atendimento bancários, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. É importante estar atento às informações divulgadas pelo governo estadual para saber quando e onde realizar o saque do benefício.

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *