Cartão de CréditoEconomiaGeral

Você foi atingido no golpe do PIX? Nubank liberou restituição em 50% do valor; entenda

Você já foi vítima de um golpe envolvendo Pix? Saiba que a Justiça pode te ajudar a recuperar parte do dinheiro perdido. Em um caso recente, um cliente do Nubank teve 50% do valor de uma transação fraudulenta ressarcido pelo banco digital.

Você foi atingido no golpe do PIX? Nubank liberou restituição em 50% do valor; entenda
Você foi atingido no golpe do PIX? Nubank liberou restituição em 50% do valor; entenda. Foto: Reprodução

Como o golpe foi realizado?

Segundo a especialista em tecnologia, Carolina Ramos, do site Revista dos Benefícios, os criminosos usaram dados de contato do banco, fingiram ser atendentes e convenceram o cliente a fazer uma transferência, dizendo que havia um problema em sua conta. A vítima, pensando estar fazendo o certo, autorizou a transação.

A Justiça entendeu que o banco e o cliente contribuíram para o ocorrido. O cliente, por ter feito a transferência sem checar se o pedido era real, e o banco, por não ter sistemas de segurança capazes de detectar e bloquear transações falsas.

Essa decisão é relevante por mostrar que a Justiça está atenta aos golpes cada vez mais elaborados envolvendo o Pix. Além disso, serve de alerta para os bancos melhorarem seus sistemas de segurança e para os clientes serem mais cuidadosos ao fazer transações financeiras.

Como se proteger de golpes

  • Se alguém ligar, mandar e-mail ou mensagem pedindo dados pessoais ou financeiros, não forneça;
  • Antes de fazer qualquer operação, fale com o banco pelos canais oficiais para confirmar o pedido;
  • Não acesse seus serviços bancários por links enviados por e-mail ou mensagem;
  • Use a autenticação de dois fatores, que pede a confirmação da sua identidade por um código enviado para seu celular, por exemplo.

O que é a chave Pix?

A chave Pix é um apelido para sua conta bancária que facilita receber pagamentos. Pode ser seu CPF, celular, e-mail ou uma sequência aleatória gerada pelo sistema. Em vez de fornecer dados bancários completos, você só informa sua chave Pix para receber transferências.

É importante saber que cadastrar chaves Pix não é obrigatório. As chaves servem para simplificar a identificação das contas nas transferências. Você ainda pode fazer um Pix usando os dados bancários normais, como faria em uma TED ou DOC.

Além disso, é válido destacar que o Pix é tão seguro quanto uma TED ou DOC. Ele usa criptografia e autenticação, além das proteções dos apps bancários, como senhas e biometria.

O Banco Central também criou novas regras de segurança que todos os bancos devem seguir desde 4 de outubro de 2021:

  • Limite de R$ 1 mil para transferências entre pessoas físicas à noite (20h às 6h);
  • Prazo de 24 a 48 horas para aprovar mudanças no limite, após o pedido.

Mesmo assim, é preciso tomar cuidado para evitar golpes com sua chave Pix. Veja algumas dicas:

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
Botão Voltar ao topo