VITÓRIA EXCEPCIONAL para quem trabalhou antes dos anos 2000 saiu e deixa brasileiros pulando de alegria
A recente decisão do governo federal, que promete trazer alegria e alívio para milhões de trabalhadores brasileiros, é um marco sem precedentes. Trata-se de uma vitória excepcional para aqueles que exerceram suas atividades profissionais antes da virada do milênio.
Esta notícia tem feito muitos brasileiros pular de alegria e com razão.
Anúncio da Caixa
O anúncio feito pela Caixa Econômica Federal promete mudar a vida de muitos. A instituição financeira acaba de aprovar o saque de valores significativos para os trabalhadores que estiveram ativos no mercado de trabalho entre os anos de 1971 e 1988.
Esta medida, sem dúvida, trará um alívio financeiro para muitos.
Cotas PIS/PASEP
Para os que não estão familiarizados, as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios destinados a trabalhadores de iniciativa privada e funcionários públicos, respectivamente.
O fundo PIS/PASEP, resultado da união dos recursos dos programas PIS e PASEP, deixou de receber contribuições individuais desde 1988. No entanto, isso não significa que os trabalhadores não tenham direito a esses valores.
Embora o prazo original para o saque das cotas PIS/PASEP fosse até o dia 5 de agosto, ainda é possível resgatar esses recursos. Isto é uma ótima notícia para os cerca de 10,5 milhões de trabalhadores que ainda não realizaram o saque e têm direito a uma parte dos R$25,5 bilhões disponíveis.
Vale ressaltar que, caso o titular das cotas PIS/PASEP tenha falecido, os valores estarão disponíveis para seus herdeiros, de acordo com a legislação vigente. Assim, mesmo que o titular tenha falecido, os herdeiros podem ter direito a esses recursos.
Como consultar as cotas PIS/PASEP?
Para verificar a disponibilidade das cotas PIS/PASEP, siga os passos a seguir:
- Instale o aplicativo do FGTS em seu dispositivo;
- Acesse a opção “Você possui saque disponível”;
- Selecione “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
- Escolha a forma de saque desejada, que pode ser crédito em conta ou presencial;
- Verifique seus dados e selecione “Confirmar Saque”.
Como sacar as cotas do PIS/PASEP?
De antemão, para ter acesso aos valores de forma remota o trabalhador ou o dependente do titular falecido, deve baixar o aplicativo do FGTS, disponível para Android ou iOS.
Ao abrir o app, basta inserir os dados pessoais, e caso tenha algum valor a receber aparecerá a mensagem “Você possui saque disponível“, como mencionado no passo a passo da consulta acima.
Assim, basta clicar na mensagem e na sequência seleciona a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. Neste momento, confirme os seus dados no sistema se estiverem corretos.
Para finalizar, informe uma conta bancária na qual prefere receber o valor do benefício. Porém, com relação ao saque presencial, será necessário ir em um dos nos caixa eletrônicos ou unidades lotéricas da Caixa.
Por esses meios, só é possível sacar um valor de até R$ 3 mil, com o Cartão Cidadão e senha. Todavia, se o valor for superior ao mencionado, o titular ou dependente deve ir até uma agência do banco e realizar o saque.
Contudo, na ocasião será necessário apresentar um documento de identificação com foto, além dos comprovantes de óbito e dependência nos casos dos herdeiros. Veja a documentação a seguir:
- Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS; ou
- Atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público); ou
- Alvará judicial designando o sucessor/representante legal e Carteira de Identidade do sucessor/representante legal (na falta da certidão de dependentes habilitados); ou
- Formal de Partilha/Escritura Pública de Inventário e partilha; ou
- Declaração por escrito dos dependentes ou sucessores, de comum acordo, declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos e solicitando o saque, independentemente de inventário, sobrepartilha ou autorização judicial.