EconomiaGeral

URGENTE! Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil acabam de dar fim a serviço muito usado pelos brasileiros

URGENTE! Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil acabam de dar fim a serviço muito usado pelos brasileiros
URGENTE! Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil acabam de dar fim a serviço muito usado pelos brasileiros. Imagem: Divulgação

Muitos brasileiros ainda não sabem, mas grandes instituições financeiras brasileiras, como Itaú, Nubank, Bradesco e Caixa, estão a caminho de uma significativa alteração em seus serviços.

Acontece que a partir do dia 19 de setembro, o serviço de transferência bancária via Documento de Ordem de Crédito (DOC) foi descontinuado. A notícia chocou muitos clientes de instituições financeiras. Portanto, confira abaixo o motivo.

Encerramento do serviço DOC

O anúncio do encerramento do serviço de DOC veio a público por meio das redes sociais da CNN no dia 19 de setembro. Desde então, é esperado que a decisão tenha um impacto considerável nas operações bancárias de muitos brasileiros.

Os grandes bancos estão encerrando o serviço de DOC, o que reflete uma tendência mais ampla na modernização dos serviços financeiros no Brasil” – CNN

É importante salientar que a forma como as transferências bancárias são realizadas no Brasil está passando por uma mudança significativa. Instituições financeiras de grande porte, como Itaú e Santander, já descontinuaram as operações via DOC tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Além dessas instituições, outros bancos de grande renome, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, também anunciaram planos para encerrar o serviço de DOC.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos têm até o dia 29 de fevereiro de 2024 para cessar completamente a oferta do DOC aos seus clientes.

Como funcionava o DOC

O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central (BC) como uma forma de transferência de recursos. No entanto, com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, o DOC tem perdido espaço.

O lançamento do Pix, em novembro de 2020, acelerou a transição para formas de transferência mais rápidas e econômicas. A descontinuação do DOC é uma reflexão dessa tendência de modernização dos serviços bancários no Brasil, que agora prioriza soluções mais ágeis e eficientes.

Crescimento acelerado do PIX no Brasil

Desde o seu lançamento, o PIX vem apresentando um crescimento exponencial em termos de número de transações e volume movimentado. O recorde anterior, estabelecido em 4 de agosto, já era considerado expressivo, com 142,4 milhões de operações. No entanto, o PIX conseguiu superar essa marca em apenas dois meses, alcançando um novo patamar de popularidade.

De acordo com o Banco Central, a adesão e o crescimento inicial do PIX foram impulsionados principalmente pelas transferências entre pessoas físicas. No entanto, o sistema tem se mostrado cada vez mais versátil, com uma maior diversificação nos casos de uso. Isso é resultado da maturação do PIX, da conveniência de seu uso e do desenvolvimento de soluções de integração pelo mercado.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x