A Toyota confirmou oficialmente que o aguardado Yaris Cross será lançado no Brasil ainda em 2025. O novo SUV compacto da marca terá estreia nacional em outubro, com chegada às concessionárias prevista para novembro. A produção será 100% nacional, feita na fábrica de Sorocaba (SP), o que reforça a estratégia da montadora de apostar em modelos híbridos e mais acessíveis para o consumidor brasileiro.
Além da confirmação do novo SUV, a Toyota anunciou que, em setembro, o sedã Corolla ganhará uma versão híbrida flex de entrada, a GLi Hybrid, posicionada como a opção mais acessível do modelo, ampliando a presença da tecnologia eletrificada no portfólio da marca.
Yaris Cross: um novo rival para os SUVs compactos
O segmento de SUVs compactos é um dos mais competitivos do mercado brasileiro, dominado por modelos como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e o recém-anunciado Honda WR-V. A chegada do Yaris Cross promete acirrar essa disputa, com uma proposta de economia de combustível, tecnologia híbrida flex e um conjunto de equipamentos avançados.
O nome Yaris já é conhecido por aqui, graças às versões hatch e sedã lançadas em 2018. Contudo, o hatch deve sair de linha, e o sedã já não é mais produzido. De acordo com Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, cerca de 37 mil unidades do Yaris hatch ainda estão sendo produzidas, mas apenas para exportação, principalmente para Argentina e Uruguai.
Com o espaço liberado em Sorocaba, a marca prepara o Yaris Cross para ser um dos SUVs mais econômicos do país, especialmente se manter a motorização híbrida oferecida em mercados como o Chile.
Motorização híbrida flex e desempenho
No Chile, o Yaris Cross é vendido com um motor 1.5 flex aspirado com ciclo Atkinson, entregando 91 cv e 12 kgfm de torque, aliado a um motor elétrico de 80 cv e 14 kgfm. A potência combinada — que não é a simples soma — gira em torno de 115 cv.
Se essa configuração for mantida no Brasil, o modelo será o primeiro SUV de entrada com propulsão híbrida flex plena, uma inovação que deve atrair consumidores em busca de eficiência e menor custo por quilômetro rodado.
A versão híbrida será a mais completa da linha, enquanto as demais podem receber o motor 1.5 flex aspirado, com 110 cv e 14,9 kgfm de torque, já utilizado nos hatches e sedãs da linha Yaris.
Todas as versões devem contar com câmbio automático CVT, garantindo suavidade na condução e bom desempenho urbano.
Dimensões e porta-malas
O Toyota Yaris Cross será posicionado abaixo do Corolla Cross, sendo mais compacto, mas ainda assim competitivo dentro da categoria. Confira suas principais medidas:
Comprimento: 4,31 m
Largura: 1,77 m
Altura: 1,61 m
Entre-eixos: 2,62 m
Porta-malas: 471 litros (ou 466 litros na versão híbrida)
Rodas: 17 polegadas
Direção: elétrica
Para efeito de comparação, o Yaris Cross é 10 cm mais longo, 1 cm mais largo e 4 cm mais alto que o Volkswagen T-Cross, além de oferecer um porta-malas de 471 litros, superior aos 440 litros do Corolla Cross e 373 litros do T-Cross.
Equipamentos e tecnologia
Embora a lista de equipamentos da versão brasileira ainda não tenha sido revelada, é provável que siga de perto a configuração vendida no Chile, que inclui:
Central multimídia com tela de 10,1 polegadas
Conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay
Seis airbags de série
Direção elétrica progressiva
Rodas de liga leve de 17 polegadas
Controles de tração e estabilidade
Assistentes de condução (em versões mais caras)
A Toyota promete divulgar a ficha técnica completa e os preços durante o lançamento oficial em outubro.
Preço estimado no Brasil
No Chile, a versão mais básica do Yaris Cross custa 17.590.000 pesos, o equivalente a cerca de R$ 101 mil na conversão direta (sem impostos).
Contudo, com os custos de produção local, impostos e o posicionamento no segmento de SUVs, especialistas estimam que o modelo brasileiro custará entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, faixa de preço semelhante à de seus principais rivais, como o Honda HR-V e o Volkswagen T-Cross.
Corolla Hybrid GLi: versão híbrida mais acessível
Além do novo SUV, a Toyota também confirmou o lançamento da versão GLi híbrida do Corolla para setembro. A estratégia visa tornar o sedã híbrido flex mais acessível, atendendo tanto consumidores individuais quanto frotistas.
Atualmente, o Corolla é vendido em cinco versões, com preços que vão de R$ 167.590 (GLi) a R$ 199.990 (Altis Hybrid Premium). A nova opção híbrida deve ficar entre R$ 170 mil e R$ 175 mil, aproximando o preço do modelo eletrificado da versão de entrada a combustão.
Segundo José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil, “a configuração GLi híbrida atende diretamente a demanda do varejo e, principalmente, de empresas que buscam veículos mais econômicos e sustentáveis”.
Com isso, toda a linha Corolla passará a contar com pelo menos uma opção híbrida flex, reforçando o compromisso da Toyota com tecnologias menos poluentes.
Fábrica de Sorocaba em expansão
A chegada do Yaris Cross faz parte de uma estratégia de expansão robusta da Toyota no Brasil. Em 2025, a marca já produziu 99 mil veículos em suas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, com expectativa de fechar o ano com 207 mil unidades produzidas.
Para 2026, a montadora planeja um aumento significativo da capacidade produtiva, com a ampliação da fábrica de Sorocaba, que substituirá a unidade de Indaiatuba.
A capacidade atual de 175 mil veículos por ano será ampliada para 275 mil unidades anuais.
O investimento na expansão é de R$ 11,5 bilhões.
A nova linha de produção produzirá dois novos modelos híbridos completos, incluindo o Corolla sedã.
Evandro Maggio afirmou que a nova planta ocupará 400 mil m², o equivalente a 40 campos de futebol, e contará com 1.100 operários durante a fase de obras. A previsão é que a nova linha entre em operação no segundo semestre de 2026.
Impacto no mercado brasileiro
Com a chegada do Yaris Cross e a ampliação da linha Corolla híbrida, a Toyota busca consolidar sua posição como líder em veículos eletrificados no Brasil, oferecendo opções em diferentes faixas de preço e categorias.
O novo SUV promete ser um concorrente direto de modelos de sucesso, trazendo como diferenciais:
Tecnologia híbrida flex inédita na categoria de entrada.
Porta-malas amplo para um SUV compacto.
Conectividade moderna e pacote de segurança robusto.
Produção nacional, reduzindo custos logísticos e de importação.
Expectativas para o lançamento
O lançamento oficial do Yaris Cross em outubro será um dos eventos mais aguardados do setor automotivo neste ano. A Toyota deve revelar:
Versões e preços oficiais.
Pacotes de equipamentos e opcionais.
Dados de desempenho e consumo no ciclo brasileiro.
Se mantiver a proposta de ser o SUV híbrido mais econômico do Brasil, o modelo tem potencial para revolucionar o segmento e atrair um público que busca eficiência energética, baixo custo de manutenção e tecnologia avançada.