Ao financiar sua casa própria, você precisa optar por um sistema de pagamento: tabela Price ou SAC. Mas o que são eles? Qual é a diferença? Quais são os prós e contras de cada um? Qual sai mais em conta? Antes de fechar o financiamento, entenda cada sistema a seguir.

O que são a tabela Price e o SAC?
Tabela Price (Sistema Francês de Amortização) e SAC (Sistema de Amortização Constante) são métodos de amortização de financiamento de longo prazo, pagos ao banco ou à construtora ao financiar a compra de um imóvel.
São dois cálculos distintos que definem como o comprador do imóvel vai amortizar o financiamento contratado. Em ambos os sistemas, será estabelecido o valor da parcela mensal a ser paga, e tanto o SAC quanto a tabela Price vão diminuindo o saldo devedor a cada parcela. Com o saldo devedor menor, os juros também diminuem.
Qual a diferença entre tabela Price e SAC?
A diferença entre tabela Price e SAC está no modo e velocidade de amortização (redução gradual da dívida), o que influencia todos os aspectos do contrato, como o valor das parcelas e o total de juros. No SAC, as prestações são maiores no começo e menores no final porque há amortização mensal do valor financiado.
O valor da parcela vai diminuindo, da primeira até a última, devido à redução progressiva dos juros. Na tabela Price, as parcelas começam mais baixas, mas são fixas durante todo o período de financiamento.
Estratégias para acelerar a aprovação do financiamento Caixa
A Caixa lidera o mercado de financiamentos imobiliários no Brasil, com 70% de participação. Isso se deve às suas taxas de juros competitivas e ao gerenciamento do Programa Minha Casa Minha Vida.
Como qualquer instituição financeira, a Caixa possui suas próprias normas. Para garantir as chaves do seu futuro lar, é crucial entender todas as exigências do banco.
Por isso, além destas orientações, busque orientação de um gerente. Cada situação é única, e com suas informações específicas, ele poderá oferecer um aconselhamento mais preciso. De todo modo, fique atento às práticas mais comuns que favorecem a aprovação do financiamento Caixa.