EconomiaGeral

Surpresa no PIX pega brasileiros desprevenidos! Todos com CPFs final 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 são afetados

Uma nova função do PIX surpreendeu os usuários, já disponível em todos os bancos. O recurso facilita o pagamento de contas para pessoas com CPFs terminados de 0 a 9. Veja como usar essa novidade.

O PIX teve uma mudança inesperada, notada por muitos ao abrir o app do banco. Esse novo recurso chegou para os clientes em 28 de outubro. Agora, é importante aprender a usar essa função que pode simplificar sua rotina.

Surpresa no PIX pega brasileiros desprevenidos! Todos com CPFs final 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 são afetados
Surpresa no PIX pega brasileiros desprevenidos! Todos com CPFs final 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 são afetados. Foto: Reprodução

Nova função do PIX pega brasileiros de surpresa; afeta todos com CPFs terminados de 0 a 9

 

Embora seja nova, o Banco Central já tinha falado em 2023 que estava trabalhando nessa função.

Com ela, os usuários podem agendar pagamentos que se repetem. Assim, o dinheiro sai da conta sempre no mesmo dia, garantindo que a conta seja paga antes de vencer.

Contas como água, mensalidades, internet e plano de saúde podem ser agendadas. Alguns bancos já ofereciam isso, mas não era obrigatório, segundo informações oficiais. Agora, todos os bancos devem ter essa opção para seus clientes.

O pagamento pode ser feito para pessoas físicas e jurídicas.

Como usar o PIX Programado Regular?

  1. Abra o app do seu banco;
  2. Escolha a opção PIX;
  3. Coloque os dados do pagamento, valor e chave de quem recebe;
  4. Escolha se o pagamento será diário, semanal, mensal ou anual;
  5. Em alguns bancos, pode ser preciso autorizar com senha ou digital.

Lembre-se: quem recebe precisa ter chave PIX cadastrada para o pagamento funcionar.

A partir de 1º de novembro, o Banco Central vai começar mais uma mudança no PIX.

O que é o Pix?

O Pix é um sistema inovador de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central. Ele se propõe a ser uma forma de pagamento mais ágil, segura e competitiva.

Na realidade, entre suas diversas funções, o Pix permite realizar transferências e pagamentos em questão de segundos, com transações disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo feriados e fins de semana.

Além disso, o Pix possibilita transferências usando apenas o número de celular ou CPF do destinatário, eliminando a necessidade de inserir todos os dados bancários.

Com o Pix, também é possível efetuar pagamentos imediatos em estabelecimentos comerciais, como lojas e restaurantes, além de quitar contas de serviços públicos e até mesmo recolher tributos.

O que muda com o Pix?

A principal característica do Pix é sua rapidez. Enquanto TEDs ou DOCs podem demorar horas ou até dias para serem processados, dependendo do horário, com o Pix a transação financeira é instantânea. Em no máximo dez segundos, o beneficiário terá o dinheiro em sua conta.

O Pix também vai transformar os fluxos de pagamentos em geral. Atualmente, para realizar um pagamento eletrônico, são necessários uma conta de origem, uma conta de destino, um banco emissor de cartão, uma empresa de maquininhas, uma bandeira de cartão e um processador que conecta todos os intermediários.

Com o Pix, os intermediários entre as contas se tornam dispensáveis. O dinheiro vai diretamente da conta de origem para a conta de destino em segundos.

O que são as chaves Pix?

As chaves são simplesmente uma maneira de identificar o usuário dentro do ecossistema Pix. Elas funcionam como o endereço da sua conta no novo sistema, ou um “apelido” da conta, como definiu o Banco Central.

A chave Pix pode ser: o CPF/CNPJ, o número de celular, o endereço de e-mail, ou a chave aleatória, que é um código alfanumérico (composto por números e letras) gerado pelo sistema. É essa chave que permitirá que a pessoa que faz um pagamento via Pix transfira o dinheiro para a conta de outra digitando apenas o celular ou o CPF dela.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
Botão Voltar ao topo